Reitor participa de audiência sobre mudança do Codema

Publicada em 21/10/2021

O reitor Marcelo Andrade participou, na terça, 19, da audiência pública promovida pela Câmara Municipal de São João del-Rei sobre projeto de lei que altera a estrutura do Codema, o Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, proposto pelo Executivo. A proposta modifica o número de membros do Conselho, dos atuais 22 para 16. De acordo com o novo projeto, perderiam assento no Codema: o Instituto Federal Sudeste MG, a Epamig, a Defesa Civil, o Instituto Histórico e Geográfico, o Conselho do Parque Ecológico do Projeto Municipal da Serra do Lenheiro, o Movimento Força Jovem e a Associação de Amigos do Projeto Criança e Adolescente Cidadã.

Como representante da UFSJ, que também faz parte do Conselho, Marcelo chamou a atenção para o fato de que hoje o meio ambiente é uma das prioridades na agenda de políticas públicas. “Se vivemos um momento de pandemia, se vivemos essa má novidade de um vírus, que afeta a população mundial, e que no Brasil levou mais de 600 mil vidas, também devemos isso pela forma que tratamos o meio ambiente”, observou.

Com relação ao projeto em discussão na audiência pública, o reitor defendeu que não se diminua o número de cadeiras no Codema. É preciso, segundo Marcelo, insistir na construção do processo democrático, no qual todos tenham espaço para expor sua opinião. Ele lembrou que preside hoje os Conselhos Superiores da UFSJ, com 50 membros, e que faz questão que todos tenham lugar de fala, possam esclarecer as dúvidas para formular juízo. “Eu tenho respeito pela fala, eu garanto o direito da fala para que as pessoas possam se manifestar. E chega um dado momento em que nós votamos. Se todos se sentem esclarecidos, regime de votação. E no regime de votação, deliberamos os rumos da Universidade. Isso é democrático. Então, quanto mais cadeiras, melhor para que a sociedade possa participar”, defendeu.

Marcelo fez questão de agradecer a oportunidade de participar da audiência, ressaltando a importância que a Câmara tem como representante direta da população e palco de discussões importantes para toda sociedade.

Ao final da reunião, depois do debate entre vários vereadores, o presidente da Câmara, Stefânio Pires (PSL), retirou o projeto de votação para ajustes por parte do Executivo.

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Interinstitucionais