UFSJ recebe R$ 62,5 milhões para obras, equipamentos e laboratórios

Publicada em 21/10/2021 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei vai receber R$ 62,5 milhões do governo de Minas Gerais. A assinatura do ato oficial foi realizada em solenidade nesta quinta, 21, no Campus Santo Antônio, com a presença do reitor Marcelo Andrade e diversas autoridades da região. O dinheiro vai ser aplicado em projetos desenvolvidos pela própria comunidade acadêmica, sendo direcionado à realização de obras, compra de mobiliários e equipamentos, melhoria de laboratórios, dentre outros. O prazo de execução varia de cinco a 28 meses.

Segundo o governador, o dinheiro vem do Tesouro do Estado. “Nós, desde o primeiro dia, temos arrumado a casa e equilibrado as contas e agora temos condição de fazer esse investimento. Nós chamamos todos de universidades federais para saber o que eles poderiam propor a mais para suas respectivas unidades com recursos do Estado”, explicou.
Os recursos repassados à UFSJ fazem parte dos R$ 500 milhões que o governo de Minas Gerais destinou a dez universidades federais do Estado. Além da UFSJ, estão sendo beneficiadas as instituições de Lavras, Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, UFMG, Uberlândia, Viçosa, Triângulo Mineiro, Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, disse que o investimento visa integrar os ensinos superior e básico. “Uma grande alegria estar aqui dispondo esse recurso para a Universidade, em um momento em que as instituições enfrentam tanta dificuldade”, disse.

Dificuldades que foram pontuadas pelo reitor Marcelo Andrade. Relembrando que a UFSJ é historicamente uma instituição que acolhe a classe trabalhadora, o reitor agradeceu o aporte de recursos, mas pediu a ajuda das autoridades para questões importantes que as federais enfrentam hoje: “Enquanto o governo do Estado liberou R$ 62 milhões para a Universidade, a Ciência perdeu R$ 600 milhões para o ano que vem. Estamos trabalhando no Congresso para reverter”, frisou.

Marcelo, por outro lado, pediu a ajuda dos parlamentares presentes – os deputados Dr. Frederico e Coronel Henrique – contra a PEC 32 que, segundo ele, vai afetar drasticamente o serviço público. “E os servidores públicos são aqueles que, nos momentos difíceis do país, estendem a mão para a sociedade”, destacou.

Nessa mesma direção, o reitor lembrou ao governador que, apesar de hoje as universidades estarem sendo prestigiadas com recursos, o fundamental é a educação básica. “Não se faz ciência, não se faz cultura, não se faz uma nação melhor sem a educação básica. Precisamos da educação básica para ter um outro país, para ter uma outra nação”, acentuou.

Ao finalizar, Marcelo chamou a atenção de todos para o espaço universitário, que é capaz de congregar as diferenças, as diversidades, a liberdade de expressão, a educação e a ciência em busca de uma sociedade melhor. Parafraseando Martin Luther King, Marcelo fez questão de ressaltar que “o desconhecimento não combate o desconhecimento, a ciência combate o desconhecimento. A educação é a única possibilidade que temos para ter uma outra nação que possa dialogar nas diferenças.”

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Interinstitucionais