UFSJ no Programa VUEI: voo do CAP

Publicada em 25/10/2021

O Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) do governo de Minas Gerais movimentou o Campus Alto Paraopeba (CAP), trazendo uma injeção de ânimo para os participantes. O desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos estudantes rendeu o terceiro lugar no nível Iniciante, para a equipe Liga de Empreendedorismo Startup CAP. A coordenação das atividades foi promovida pelos docentes Fernando Augusto Teixeira, Ana Maria Resende Santos e Natã Goulart da Silva.

Ao todo, cinco alunos integraram o time do Campus: Joice Xavier Lima, Larissa Ribeiro da Silveira, Marlon Ygor Damião Lopes, Sariny Baeta Satini e Jéssica de Lima Aarão. A qualidade do trabalho foi atestada na competição, que reconheceu o progresso do Campus Alto Paraopeba – após o diagnóstico final, a Liga subiu para o nível Potencial.

De acordo com o professor Fernando Teixeira, a participação no VUEI teve como foco principal o empoderamento dos estudantes que protagonizaram o desenvolvimento de diversas ações. “A principal contribuição trazida pelo VUEI ao CAP foi ajudar na mudança da forma de pensar dos alunos. O Programa abriu os horizontes, mostrando possibilidades e oportunidades que podem ser criadas a partir de um espírito empreendedor. As ações reforçaram a importância da proatividade e de se adotar uma postura interessada em solucionar problemas.” O docente ainda ressaltou que a vivência “plantou uma semente” em alunos e professores, que passaram a perceber formas diferentes de assumir o protagonismo em várias esferas.

O conteúdo ministrado durante o VUEI contou com treinamentos, palestras e encontros, nos quais o engajamento para as ações de empreendedorismo era enfatizado. O Programa trouxe uma motivação extra para os alunos e uma mudança de mentalidade que já rendeu outras parcerias após a conclusão desse projeto. “Os estudantes continuam a levar a Universidade para além dos seus muros físicos e virtuais, resolvendo problemas enfrentados por empresas da região”, complementa o professor Fernando.

Para a estudante do curso de Engenharia Química, Joice Lima, a participação no VUEI foi desafiadora e enriquecedora, além de muito importante para sua formação. “As atividades mostraram que o empreendedorismo e a inovação estão presentes e são importantes em todas as áreas do conhecimento. Durante as ações, desenvolvi minhas habilidades em aspectos como liderança, proatividade e capacidade de resolução de problemas, ao atuar nas diferentes frentes de trabalho que realizamos.”

Já o discente do curso de Engenharia de Telecomunicações, Marlon Lopes, destacou a liberdade de execução dada pelos docentes da UFSJ, que priorizaram o protagonismo do aluno no desenvolvimento das ações. “Durante o VUEI, o envolvimento dos estudantes do CAP garantiu uma experiência engrandecedora para os participantes. Com o conteúdo e as orientações recebidas, o time ganhou força e, por meio dos projetos criados, foi possível levar a cultura empreendedora para todo o Campus.” Para Marlon Lopes, o VUEI representou ainda mais oportunidades, para ele mesmo, inclusive: atualmente, faz estágio junto com a equipe responsável pelo Programa na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais.

Networking
O engajamento da Liga de Empreendedorismo Startup CAP foi importante para o VUEI. As atividades tiveram como meta reunir os objetivos em comum de diferentes setores da região do Alto Paraopeba, e fazer crescer ideias e soluções para essas questões. As iniciativas promoveram o networking de maneira intensa, fortificando as conexões com os outros campi, instituições e empresas.

O time do CAP aprimorou a disciplina Empreendedorismo e Inovação, realizou competições de pitch, criou a Liga de Empreendedorismo e se aproximou das empresas juniores do Campus. A interação entre alunos e comunidade também foi estimulada, por meio de encontros que discutiram a conexão com o mercado. O grupo ainda integrou ações do Ecossistema Local de Inovação do Alto Paraopeba (Inovap), que conta com a participação da UFSJ, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), das prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, dos Institutos Federais dessas cidades Congonhas e de Ouro Branco, entre outras entidades parceiras.

Igualmente, vale destacar: a equipe elaborou um Material de Empreendedorismo e Inovação, voltado para alunos do Ensino Médio; desenvolveu um programa de mentorias para oferecer apoio empreendedor à comunidade; e promoveu conexões de professores da UFSJ com empresas parceiras do VUEI na iniciativa Conexões com o Mercado.

O Startup CAP
Criado em 2018, o Startup CAP  foi fruto de um outro programa do governo de Minas Gerais, chamado Startup Universitário. Após a conclusão da iniciativa do estadual, o Startup CAP foi aprovado como projeto de extensão da UFSJ, em 2019. Atualmente, 12 estudantes fazem parte da equipe.

A participação no VUEI veio trazer ânimo e novos olhares para a equipe, que tem como pilar o desenvolvimento da cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais, a fim de aumentar a densidade de startups e empreendedores de origem universitária, buscando fomento e apoio à inovação junto às pessoas.