Netec tem proposta aprovada em edital para núcleos de inovação

Publicada em 25/10/2021

O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec) vai receber R$ 141,2 mil oriundos da chamada Fapemig 005/21, que prevê apoio a núcleos de inovação tecnológica existentes no estado. O resultado foi publicado no início do mês e a proposta da UFSJ contempla a “manutenção do Netec da UFSJ como agente do ecossistema de inovação”.

O professor Paulo Afonso Granjeiro, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), está à frente da iniciativa, como coordenador do Netec. Segundo ele, o recurso será destinado ao custeio da manutenção do Núcleo, com pagamento de bolsa de desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação, ao lado da promoção de cursos de capacitação e consultorias. “Um dos maiores problemas que os núcleos de inovação tecnológica enfrentam no Brasil, desde a sua implementação, é a manutenção de recursos humanos qualificados. Com os recursos aprovados na Fapemig, será possível melhorarmos o atendimento aos pesquisadores da UFSJ, em projetos relacionados à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e aproximação com o setor produtivo, visando acordos de parcerias”, prevê o coordenador.

Transferência de tecnologia
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ, professor André Baldoni, a obtenção desse recurso representa uma grande oportunidade de incentivo, fomento e implementação de ações relacionadas à inovação na UFSJ. Baldoni entende também que a aprovação pode contribuir para o incremento da propriedade intelectual e com o processo de transferência de tecnologias à sociedade. Foram aprovados em todo o Estado, segundo a Fapemig, 16 propostas, que somam investimento de R$ 5,3 milhões.

Equipe
A equipe que atuará na proposta aprovada, além do coordenador, contará com a participação dos professores Anderson Oliveira Latini, Gabriel Yazbeck, Alessandro Galdino, Fernando Teixeira, Cristiano Silva, Eduardo Bento Pereira, Paula Karina Salume, e pelo chefe do Setor de Inovação e Propriedade Intelectual, Antônio Henrique Polastri Rodrigues.