Reitoria divulga lista de projetos contemplados em reunião do Consu

Publicada em 25/10/2021

Trinta e quatro, dentre os 182 projetos enviados pela UFSJ, foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação, e vão receber do governo de Minas o total de R$ 62 milhões e 500 mil. A lista oficial foi divulgada nesta segunda, 25, em reunião do Conselho Universitário (Consu) pela vice-reitora, Rosy Maciel Ribeiro, que coordenou o processo. Rosy destacou que a UFSJ foi uma das poucas instituições mineiras que abriu o certame à participação de toda a comunidade universitária.

O financiamento faz parte dos recursos que o Executivo estadual está encaminhando a oito universidades federais mineiras, entre elas a UFSJ, num total de R$ 500 milhões, para o financiamento de obras, equipamentos e projetos que visem à pesquisa e ao desenvolvimento científico. Rosy disse que o processo foi bastante complexo, uma vez que o prazo era exíguo e os critérios de avaliação foram modificados em alguns momentos. “Inicialmente, estabeleceram que os projetos deveriam atender a uma série de critérios, inclusive à LDB. Depois, fomos informados de que seriam priorizados projetos que tivessem facilidade e prazo de execução definido, além do caráter multiusuário, com despesa de capital (investimento). Mas não participamos da seleção, apenas encaminhamos as demandas conforme surgiam”, explicou.

Seleção
Depois do anúncio oficial do repasse dos R$ 62,5 milhões à UFSJ, feito pelo governador Romeu Zema, na última quinta-feira, 21, em solenidade no Campus Santo Antônio, onde estiveram presentes, também, os prefeitos de 15 municípios da região, agraciados com verbas para programas voltados ao desenvolvimento econômico, é que a lista dos contemplados na UFSJ foi enviada oficialmente pela Secretaria Estadual Adjunta de Educação.

Segundo a professora Rosy Maciel Ribeiro, muitos projetos que não haviam sido selecionados na primeira fase foram incluídos ao final. “Depois da primeira seleção feita pelo governo do Estado, observamos que alguns, enviados pela gestão, já estavam contemplados, dentro de outros mais elaborados e com valor maior. Dessa forma, foram contemplados projetos que tinham interface comum. Todas as propostas recebidas foram enviadas”, destacou.

Energia fotovoltaica: economia e meio ambiente
Os R$ 62,5 milhões repassados pelo governo de Minas à UFSJ significam 38 vezes o valor que a Universidade teve para investimento no orçamento de 2021, equivalente a R$ 1.648.450,00. Segundo o reitor Marcelo Andrade, esses recursos vão permitir a implementação de investimentos que seriam inviáveis, como, por exemplo, o projeto Implantação de sistemas de minigeração de energia solar fotovoltaica, de capacitação energética para unidades acadêmicas da UFSJ.

Desenvolvido pelos técnicos Lucas Aarão (Nuplan) e Caio Eduardo Silva (Deprob), e coordenado pelo pró-reitor de Planejamento, Renato Vieira, a proposta vai receber R$ 12 milhões e 500 mil. Segundo Marcelo, “é um avanço em vários sentidos: vamos ter condições de produzir energia limpa, o que significa economia em termos de recursos de custeio, além de um avanço na preservação do meio ambiente. Tudo isso feito pela competência e talento dos nossos técnicos. Nossa intenção é que o projeto seja multicampi”, ressaltou.

Manutenção de equipamentos
Um antigo problema da UFSJ, o de manutenção de equipamentos, também poderá ser solucionado a partir dos recursos recebidos do governo de Minas. Um levantamento realizado pela vice-reitora, Rosy Ribeiro, com a ajuda da Divisão de Materiais e Patrimônio, ligada à Pró-Reitoria de Administração, inventariou, neste ano, a partir das próprias unidades acadêmicas, quase mil equipamentos fora de uso, ou com uso parcial por necessidade de manutenção. “A partir daí, eu e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor André Baldoni, desenvolvemos um projeto com a finalidade de manutenção e aquisição de equipamentos de pesquisa. São recursos que vão atender, indistintamente, a todos os campi, e para o qual conseguimos o total de R$ 12 milhões e 70 mil”, acentuou.

Mobilidade e segurança
Estudantes dos campi localizados em São João del-Rei serão beneficiados com o programa de mobilidade discente Pedal Livre, apresentado pelo pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Vicente de Paula Leão. O projeto visa à aquisição de bicicletas e equipamentos de segurança a serem compartilhados pelos alunos e alunas para o deslocamento intra-campus, e ao longo da cidade de São João del-Rei.

Ensino, pesquisa, inovação e comunicação
A professora Rosy Maciel Ribeiro fez questão de destacar que a participação da comunidade universitária nesse processo junto ao governo de Minas superou as expectativas. “Foi interessante observar não só o número de projetos, mas a qualidade e o alcance deles. Docentes e técnicos de todos os campi participaram. A maior parte dos projetos contemplados é multicampi e multiusuários, ou seja, a maior parte da comunidade acadêmica poderá usufruir desses benefícios. Nessa primeira edição, observamos que tiveram prioridade as propostas que não requeriam verba de custeio. Entretanto, para o próximo ano, o governo de Minas já acenou com a possibilidade de aporte de novos recursos. É importante destacar o trabalho dos membros da atual gestão, que teve o cuidado de submeter projetos que beneficiam toda a comunidade”, concluiu.

Confira neste link a lista dos projetos aprovados: https://bit.ly/3balvsU.

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Interinstitucionais