NOTA DE DESAGRAVO DA REITORIA DA UFSJ

Publicada em 25/10/2021

É do conhecimento da comunidade universitária da UFSJ que, no último dia 21 de outubro, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve, com sua comitiva e representantes de 15 municípios da região das Vertentes, em solenidade no Campus Santo Antônio (CSA). Na ocasião, oficializou o repasse de R$ 62,5 milhões à Universidade, além de outros recursos entregues aos prefeitos das cidades ali presentes.

Durante o evento, um grupo de representantes da ADUFSJ, SINDS-UFSJ e DCE UFSJ se manifestou contra o governador e contra o repasse dos recursos, que vieram não apenas para a UFSJ, mas para 10 universidades federais mineiras e para os municípios vizinhos.

Dessa forma, sobre o episódio, e a bem da verdade dos fatos, essa Reitoria tem o dever de esclarecer que:

1. O evento foi realizado no CSA a pedido do governo de Minas, que cuida não somente da segurança pública e sanitária do governador, mas de todos os convidados, e parametrizou o local como o ideal em atendimento às demandas necessárias;
2. Em momento algum, a Reitoria foi consultada ou deu autorização para que a Polícia Militar estivesse no Campus. Os policiais que ali estavam, segundo a própria equipe do governo de Minas, faziam parte do staff de segurança do seu comandante, o governador Romeu Zema, sendo esse o procedimento protocolar;
3. Ao contrário do que consta em nota emitida pela diretoria da ADUFSJ, em momento algum e, ao contrário do que foi divulgado em redes sociais ou na internet, a Reitoria tentou impedir qualquer manifestação, de quem quer que fosse, tanto que os portões da UFSJ estavam abertos a todos e todas. Fato é que os manifestantes tiveram acesso ao local da solenidade;
4. Ao ser interpelado, na saída, o reitor Marcelo Andrade foi conversar com os manifestantes, ouviu suas queixas e se prontificou a ir com quem se sentiu acuado a registrar boletim de ocorrência, o que foi recusado por todos;
5. Quanto ao helicóptero que sobrevoou o CSA, também citado na nota da AD, a Reitoria também não foi notificada sobre tal ação e, outrossim, esclarece não ter qualquer ingerência sobre o espaço aéreo da UFSJ, controlado pela Aeronáutica.

Em vista disso, e finalmente, é preciso deixar claro que a Reitoria da UFSJ tem trabalhado diuturnamente em prol da comunidade universitária e da sociedade. No seu agradecimento, ao receber os recursos do governo de Minas, o reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade, defendeu a liberdade de opinião, a liberdade de cátedra, falou dos prejuízos que podem advir da PEC da Reforma Administrativa, exaltou os servidores públicos e seu importante trabalho para toda a sociedade, além da valorização do ensino, da pesquisa e da extensão.