Manifesto ganha tradução coletiva; técnico da UFSJ é parte da equipe

Publicada em 26/10/2021 - Fonte: ASCOM

Às 19h desta terça-feira, 26 de outubro, a Pedagogia dos multiletramentos ganha nova edição, que marca os 25 anos desse manifesto, que vem gerando discussões e pesquisas no campo da Linguística Aplicada. O trabalho de tradução, revisão, organização, diagramação e publicação foi realizado de forma colaborativa por estudantes da graduação, da pós-graduação e pesquisadores de várias instituições de ensino mineiras (Cefet-MG, UFOP e UFSJ), numa equipe que reuniu 17 pessoas.

Como informa Michel Montandon, designer da UFSJ, o manifesto original foi escrito a dez mãos, por pesquisadores, professores e linguistas de dos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, conhecidos como New London Group. Eles lançaram, em 1996, um manifesto programático denominado A pedagogy of multiliteracies: designing social futures, no qual se percebe a influência de Paulo Freire, com reflexos em alguns aspectos da Base Nacional Comum Curricular Brasileira (BNCC), principalmente no campo das linguagens e suas tecnologias.

O lançamento será no canal da Led Editora, onde ficará arquivado.