Conep define calendário acadêmico para 2022

Publicada em 03/11/2021

No próximo ano, o primeiro semestre letivo na UFSJ começará em 7 de março e terminará em 9 de julho. Já o segundo se estenderá de 8 de agosto a 17 de dezembro. O calendário letivo para os cursos de graduação em 2022 foi debatido e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), que se reuniu extraordinariamente nesta quarta-feira, 3.

Antes de ser relatada no Conselho pelo professor Sérgio de Oliveira (CAP), a proposta de calendário partiu da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), foi analisada pela Congregação e recebeu contribuições das comissões internas responsáveis pelo acompanhamento do retorno às atividades presenciais e pelo enfrentamento à covid-19.

Pelo calendário, em 2022 estão previstos 222 dias letivos em São João del-Rei, 224 no Campus Alto Paraopeba e 223 nos campi de Divinópolis e Sete Lagoas. A diferença se deve a feriados específicos de cada município.

Segundo o relator Sérgio de Oliveira, a previsão é de volta presencial às aulas. “Ainda não é possível prever se o estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia do coronavírus, terá se encerrado em 2022, apesar de ser possível verificar uma redução significativa de infecções e mortes a partir da intensificação da vacinação. De qualquer forma, a legislação pertinente (Lei nº 14.040/2020, alterada pela Lei nº 14.218/2021), que possibilitou o ensino remoto, teve sua vigência restrita até o fim do ano letivo de 2021. E não há mais nenhuma legislação vigente que possibilite continuar com a oferta do ensino remoto para o ano letivo de 2022. Caso a situação da pandemia se agrave, é possível que novas leis e normas sejam publicadas, trazendo novas alternativas, que deverão ser, então, analisadas pelos Conselhos Superiores da Universidade”, argumentou.

Período especial
Para regularizar o passivo de disciplinas não oferecidas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), planeja-se para 2022 dois períodos letivos especiais: de 31 de janeiro a 26 de fevereiro, e de 1º a 30 de julho. A oferta de tais períodos é facultativa, sendo definida pelos cursos que assim julgarem necessário.

O Calendário Acadêmico dos Cursos de Graduação 2022 pode ser lido neste link.