"O Seminário traz uma amostra da rica produção didática e científica das licenciaturas da UFSJ"

Publicada em 08/11/2021

O VIII Seminário de Iniciação à Docência (VIII SID), que integra a programação da décima oitava edição do Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XVIII CPC), inicia suas atividades nesta segunda, 8, e se estende até o último dia de Congresso, na sexta, 12. A abertura oficial do evento também será neste dia 8, às 19h, com palestra de Varley Dias de Souza (Anvisa), intitulada O papel da Ciência no enfrentamento às crises, transmitida pelo canal da TV UFSJ no YouTube.

O Seminário acontece de forma remota, com mostra de vídeo, relatos de experiência e vivências pedagógicas, comunicação oral e apresentação de material pedagógico. Ao todo, serão 214 trabalhos, divididos em quatro modalidades e 45 sessões, nas quais serão discutidos os resultados das atividades dos licenciandos. “Os trabalhos, os relatos, os vídeos e os materiais pedagógicos que serão apresentados durante o VIII SID são apenas uma amostra da rica produção didática e científica dos cursos de licenciatura da UFSJ, gerada durante esse período desafiador da pandemia”, avalia o professor Alessandro Gomes, coordenador institucional da Residência Pedagógica na UFSJ.

O SID tem por objetivo divulgar para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa os trabalhos realizados no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP), ambos financiados pela Capes. Com a participação de professores e alunos dos cursos de licenciatura da UFSJ, “o evento busca promover o intercâmbio de experiências entre profissionais envolvidos com as várias licenciaturas da Universidade, professores da rede de educação básica, alunos das licenciaturas e demais interessados na formação docente”, destaca Alessandro. Os bolsistas que participam do Pibid e da RP têm inscrição automática no evento.

Programas
O Programa de Residência Pedagógica da UFSJ envolve cerca de 230 pessoas, entre discentes, bolsistas e voluntários, professores supervisores da educação básica, docentes orientadores da UFSJ, divididos em 10 subprojetos, além do coordenador institucional. O Pibid conta com 144 bolsistas, sob coordenação da professora Luciani Dalmaschio, da UFSJ.

Ambos os programas são de “extrema importância” para a produção científica e acadêmica da UFSJ: o Seminário de Iniciação à Docência é a prova disso. “Esses trabalhos correspondem ao resultado das práticas desenvolvidas pelos bolsistas do Pibid nas escolas de educação básica e sua inserção no cotidiano escolar. Isso é fundamental para a formação docente desses estudantes e para a comunidade acadêmica, pois são exemplos de práticas desenvolvidas que surtiram efeitos significativos”, avalia a coordenadora.

Gabriella Canuto
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom