Webmedia discute segurança de dados e fraudes on-line

Publicada em 09/11/2021 - Fonte: ASCOM

No primeiro semestre de 2021, o número de tentativas de fraudes em compras on-line cresceu 32,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam do levantamento feito pela ClearSale e consta do estudo Mapa de Fraudes, que monitorou 152 milhões de transações digitais de janeiro a julho deste ano. Destas, 2,6 milhões foram tentativas de roubo por golpistas, que renderiam cerca de R$ 2 bilhões se concretizadas.

A situação do Brasil em termos de segurança on-line é considerada regular. Em estudo feito pela empresa de soluções antifraude Seon, dentre 94 países, o Brasil ficou em em 35º, com nota 6,53 em escala de zero a 10. O estudo também lista os principais tipos de ameaças cibernética: phishing e pharming (32,96%), não pagamento/não entrega (14,87%) e extorsão (10,48%). Violação de dados pessoais (6,19%), roubo de identidade (5,92%) e spoofing (3,85%) também são destaque.

E é exatamente sobre Os ecossistemas de fraudes on-line o painel desta terça, 9, na programação do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, que vai até o dia 12 de novembro, organizado pelas federais de São João del-Rei e Minas Gerais.

Segundo o coordenador do Webmedia na UFSJ, professor Leonardo Rocha (Dcomp), além dos encontros mais técnicos, o simpósio está discutindo assuntos de interesse da atualidade. “Esse painel de amanhã traz profissionais que estão no dia a dia do que há de mais moderno em termos de segurança de dados, gestão de risco e sistemas antifraude”, informa. O painel acontece às 17h30. A programação do Webmedia 2021 pode ser acessada neste endereço.

 

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Interinstitucionais