XVIII CPC: abertura exalta a resistência da comunidade científica

Publicada em 09/11/2021

Mesmo em tempos de grandes dificuldades e ataques, a Ciência no Brasil e no mundo resiste, dando mostras de seu papel e importância para a sociedade. Essa foi a tônica dos pronunciamentos de dirigentes da UFSJ durante a cerimônia de abertura do XVIII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XVIII CPC), realizado pela primeira vez em modo virtual.

Reitora em exercício, a professora Rosy Maciel Ribeiro abriu sua fala citando números da vacinação contra a covid-19 no mundo e como a rápida resposta da Ciência no enfrentamento à crise sanitária mundial deixou claro o papel e a importância da pesquisa científica. Rosy entende que a pandemia, se causou tanto sofrimento e dificuldades, foi capaz, por outro lado, de lançar luzes sobre a importância do trabalho realizado nas universidades brasileiras. Para ela, o tema geral do Congresso – O papel da Ciência no enfrentamento às crises – não poderia ser mais atual e oportuno. A professora Rosy encerrou seu pronunciamento agradecendo o envolvimento dos servidores de todas as unidades administrativas da UFSJ na realização do evento, destacando um trecho do grande educador Paulo Freire que trata do esperançar, imprescindível nos tempos atuais.

Panorama
Gratidão e confiança de que vale a pena insistir no futuro da Ciência brasileira foram aspectos ressaltados na fala do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, professor André Baldoni. Ele reconheceu o empenho de todas as equipes na organização do maior evento científico da Universidade, que este ano trouxe o desafio adicional do formato on-line. Destacou os números do Seminário de Iniciação Científica, que reuniu nesta edição 978 participantes inscritos e 389 apresentações de pesquisas, o que comprova o panorama de crescimento da iniciação em Ciência na UFSJ.

Num tempo em que a comunidade acadêmica teve que se reinventar, resistir e manter as atividades de Extensão, o pró-reitor dessa área, Chico Brinati, entende que o CPC é um momento fundamental para dar visibilidade ao tradicional trabalho extensionista na UFSJ. O pró-reitor destacou também que o Congresso acontece num “ano fundamental” para a extensão universitária, quando as instituições federais se mobilizam e debatem a sua implementação nos currículos de graduação, como é o caso da UFSJ. Chico espera que “muitas trocas” ocorram na Semana de Extensão, evento associado ao CPC.

Representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, o pró-reitor adjunto, Vicente Leão, ressaltou em sua fala a resistência dos pesquisadores em meio a tantas dificuldades, característica que, para ele, legitima a função da universidade pública.

A assessora para Assuntos Internacionais, professora Liliane Assis Sade Resende, ressaltou o trabalho da Comissão de Internacionalização, na busca por estender e consolidar as possibilidades de intercâmbio para a UFSJ. A Semana de Internacionalização está em sua quarta edição.

Na sequência, o público pode acompanhar um delicado momento cultural, coordenado pelo professor do Departamento de Música, Bruno Santos, que apresentou vídeos de performances musicais de grupos e projetos de alunos e ex-alunos do curso de Música, ao lado de artistas da comunidade.

Palestra
Após as apresentações culturais, teve início a palestra de abertura, sobre o mesmo tema que nomeia o evento. O palestrante convidado, Varley Dias Souza, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa e doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília, explicou a atuação da agência reguladora nacional no país, mantendo o foco na necessidade de a Ciência se reinventar face a desafios e crises como os trazidos pela pandemia da covid-19.

A íntegra da palestra de abertura do XVIII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ está disponível no canal da TV UFSJ, onde já foi vista por mais de 500 webespectadores.