XXVII Seminário de Iniciação Científica: a pesquisa como vocação

Publicada em 09/11/2021

Teve início nesta terça, 9, o XXVII Seminário de Iniciação Científica (XXVII SIC), um dos mais tradicionais eventos que compõem o Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, dedicado à apresentação de trabalhos que marcam o início da trajetória dos futuros pesquisadores formados pela Federal de São João del-Rei.

A pesquisa é um dos pilares que sustentam a base da Universidade, vocação que vem desde a sua fundação. É uma trajetória que tem início na iniciação científica e que se prolonga no mestrado, no doutorado e na pós-graduação. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, André Baldoni, “a iniciação científica é um grande catalisador da pós-graduação, pois aumenta a demanda e qualifica recursos humanos. É ainda um instrumento efetivo para a consolidação da pesquisa, trazendo como diferencial e fator de enriquecimento a formação curricular dos estudantes de graduação.”

Durante este ano, apesar das dificuldades enfrentadas com a diminuição dos recursos destinados às agências de fomento, a UFSJ conquistou 100% da cota das bolsas requeridas no edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic) da Fapemig, perfazendo um investimento de R$ 4,4 milhões nos próximos cinco anos, para o financiamento dos 185 projetos aprovados.

Em meados de outubro, foi contemplada com recursos da ordem de R$ 62,5 milhões pelo governo de Minas Gerais, que serão destinados ao financiamento de 34 projetos de pesquisa, número que pode ser ampliado, à medida que a análise de outras propostas apresentadas avance. Com receitas orçamentárias próprias, a UFSJ manteve o nível de investimento em pesquisa, garantindo o pagamento de 124 bolsas de iniciação científica e 118 de pós-graduação.

As apresentações no XXVII Seminário de Iniciação Científica vão até o dia 11. As temáticas dos projetos inscritos abordam inúmeras áreas de estudo e pesquisa desenvolvidas na Universidade. Acompanhe aqui o cronograma completo do Seminário.

Maria Eduarda Carvalho
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom