IV Seminário de Internacionalização: é tempo de trocas

Publicada em 09/11/2021

O IV Seminário de Internacionalização (IV SIN), evento associado ao XVIII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XVIII CPC), traz uma agenda diversa, repleta de pautas e momentos voltados para a vivência internacional.

O primeiro encontro do IV Seminário apresentou a Metodologia de Ensino de PLE/PLA (Português como Língua Estrangeira/Adicional), em workshop ministrado por Ana Paula de Araújo López, atual coordenadora institucional na UFSJ do Programa Andifes de Idiomas. À tarde, os programas de intercâmbio em língua francesa ganharam a pauta, com a presença de Vincent Nédélec, adido de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Minas Gerais, e também de intercambistas que estudaram em escolas mexicanas e que vieram do Timor Leste.

A programação do IV SIN, de acordo com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assin), contará, no total, com 20 apresentações de intercambistas, cinco workshops, três mesas-redondas e apresentações de professores da UFSJ e convidados de outras universidades, como as federais Fluminense (UFF) e de Ouro Preto (UFOP). Na quarta, 10, às 14h, a cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Katherine Ordoñez, fala sobre a colaboração Brasil-EUA.

Reconhecer a internacionalização como um dos pilares da vida acadêmica ressalta o planejamento gerencial para se construir uma UFSJ mais plural. “É por isso que o estrangeiro, nessa gestão, não é o estranho, não é o que vem de fora: é o parceiro. É aquele que, junto conosco, vai trabalhar para que atinjamos nossos objetivos, fortalecendo a internacionalização na UFSJ”, destacou a vice-reitora Rosy Maciel Ribeiro, em setembro, durante a abertura do Programa VELF, que será debatido na programação do SIN. “A internacionalização vem fortalecer a expansão, a troca de experiências e o aumento da qualidade dos cursos de graduação, dos programas de pós e da extensão”, conclui a vice-reitora.

Todas as transmissões do IV Seminário de Internacionalização acontecem na plataforma Zoom. Programação e inscrições para os workshops disponíveis neste link.

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom