"É o momento de dar visibilidade ao que acontece na área extensionista"

Publicada em 11/11/2021

A XVIII Semana de Extensão Universitária (XVIII Semex), evento que integra a décima oitava edição do Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XVIII CPC), reuniu 192 ações da área, divididas em oito campos de exposição, totalizando 31 salas virtuais de transmissão.

Nesta edição da Semex, que tem a mesma “idade” do CPC, o mais tradicional evento de divulgação acadêmico-científica da UFSJ, foram apresentados programas e projetos aprovados nos editais Pibex dos anos 2018 a 2020, dedicados à consolidação do conhecimento extensionista que integra a rede de ações e relações Universidade-comunidade. “É o momento de dar visibilidade ao que acontece na área extensionista, que sempre foi robusta na UFSJ”, afirma o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Chico Brinati.

A Semex busca estimular, ampliar e aprofundar o debate sobre a prática extensionista, possibilitando “a oxigenação” das atividades acadêmicas, a partir do estabelecimento de interrelações entre a UFSJ (seus professores, alunos e técnicos administrativos) e os públicos aos quais está próxima. “Ainda vivemos um momento carregado de muita tristeza, principalmente pelas feridas causadas pela covid-19. Mas nós vimos, desde o começo do isolamento, que a Universidade sempre foi capaz de propor caminhos. A extensão é uma dessas possibilidades: ao juntar a pesquisa e o ensino acadêmico, e dialogar com a sociedade, que nos traz o conhecimento popular, a troca de saberes desponta como valioso recurso de formação”, avalia.

A programação da XVIII Semex prossegue até a noite desta quinta, 11. Amanhã, serão conhecidas as experiências que mais contribuíram para a solidez da troca de que nos fala o pró-reitor.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom