XVIII CPC: sementes para o futuro

Publicada em 12/11/2021

Depois de cinco dias de apresentações de trabalhos em quatro eventos associados, o XVIII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XVIII CPC) se encerra hoje, 12 de novembro, às 14h30, com a palestra Centenário de Paulo Freire, cinquentenário da Pedagogia do Oprimido, com o professor José Eustáquio Romão, que será transmitido pelo canal da TV UFSJ.

Está prevista apresentação do Coletivo Larvas, do qual fazem parte os egressos Vinícius Tobias, mestre e doutorando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Igor Alves, graduado em Letras: Português, Inglês e suas Literaturas pela UFSJ e mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela mesma instituição. Ambos estão no grupo desde sua fundação e atuam como escritores e poetas publicados.

A palestra com o professor Romão, diretor fundador do Instituto Paulo Freire do Brasil, tematiza o futuro da Educação, seus desafios e perspectivas. Doutor em Educação pela USP, escreveu mais de duas dezenas de capítulos de livros e artigos publicados em cerca de 50 periódicos científicos nacionais e estrangeiros. A mediação será feita pela professora Mônica Todaro, do Departamento de Ciências da Educação (Deced). Por fim, acontece a premiação dos destaques e menções honrosas da XVIII SEMEX e do XXVII SIC, reconhecimento essencial para impulsionar o envolvimento positivo de pesquisadores e extensionistas e também para finalizar em alto astral as atividades do Congresso.

O XVIII CPC teve como tema central O papel da Ciência no enfrentamento às crises, ganhando destaque na semana da comunidade acadêmica da UFSJ. Seu término deixa plantadas, como a cada edição, novas sementes para o futuro dos pesquisadores e profissionais formados pela UFSJ.

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom