IV Feira de Startups: inovação e empreendedorismo em SJDR

Publicada em 12/11/2021

A quarta edição da Feira de Startups das Vertentes, marcada para os dias 17 e 18, traz novamente à cena o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora e de startups da região, atraindo jovens e universitários para o mundo dos investimentos.

Competições de propostas de negócios e soluções para desafios de inovação aberta, como o Desafio Croques e o 3º RockStartups, do Hub Rockfort, fazem parte da programação. Serão selecionadas cinco startups, que vão realizar um pitch para a banca de investidores, em que as três melhores apresentações serão premiadas. Dessa forma, os participantes terão a oportunidade de apresentar, frente a frente, seus negócios e ideias para reais investidores – ao melhor estilo Shark Tank.

Neste ano, a organização da Feira está sob o comando do professor Dárlinton Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ (Dcomp), em parceria com outras instituições de ensino, como o IF-Sudeste Minas – Campus São João del-Rei e o Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (Uniptan). O evento também recebe apoio do Sebrae, Instituto Vertentes e outras associações comerciais e industriais da região, como ACI del-Rei e Sindcomércio.

As ações serão organizadas considerando eixos temáticos sobre educação empreendedora e o mercado local de startups. Durante a Feira, ainda, os investidores terão total liberdade para fazer propostas reais de investimento. Portanto, para aqueles que buscam uma oportunidade no mundo do empreendedorismo: chegou a hora! Ainda é possível se inscrever. Acompanhe no Instagram as informações sobre a IV Feira de Startups das Vertentes.

Desafio Croques
Promovida pelo Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de São João del-Rei, a proposta aqui é contribuir para o crescimento econômico e sustentável das empresas locais, baseado no Sistema de Inovação Aberta, pelo qual se busca soluções fora do ambiente empresarial para a resolução de problemas concretos.

O Desafio é, portanto, uma oportunidade para que alunos e egressos dos centros de ensino da região vivenciem problemas reais apontados pela Empresa de Produtos Alimentícios Croques, em busca das melhores soluções em inovação.

As três fases em que se dividiu a competição on-line estão em andamento, terminando na próxima quinta, 18, segundo dia da Feira.

Os participantes serão divididos em equipes e trabalharão sob a orientação de um mentor escolhido. Ao final de cada fase, as equipes de trabalho, orientadas por um mentor, vão duelar nesse embate de mercado. As três melhores propostas apresentadas serão premiadas, e todos os participantes receberão certificados.

Hub Rockfort
Na outra ponta de um desafio já programado, o empreendedor Alexsandro de Souza Oliveira, cofundador da empresa incubada Axol Engenharia, fala sobre Desafios e oportunidades do mercado: importância da Indetec, palestra que terá mediação de Rodrigo Braga, da Rockfort.

A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes da UFSJ (Indetec) trabalha para realizar sonhos, como se pode ler entre seus propósitos. O fomento ao espírito empreendedor do pequeno empresário, inserindo-o no mercado de maneira competitiva, é uma das formas de se chegar àquela realização.

Para o coordenador do Netec, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ, professor Paulo Granjeiro, a Feira de Startups é um dos principais mecanismos de fomento à cultura empreendedora e ao envolvimento dos diferentes atores nesse processo, “que possibilita que cada vez mais ideias possam se tornar negócios, impulsionando a economia local e o desenvolvimento social”, avalia.

Gabriella Canuto
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom