UFSJ no Programa VUEI: voo do CSA

Publicada em 16/11/2021

A participação no Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) representou o começo de um movimento de expansão das ações empreendedoras para os três campi da UFSJ localizados em São João del-Rei. As atividades desenvolvidas despertaram as aptidões inovadoras dos integrantes do Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS), estimulando a criação da Liga de Empreendedorismo Inova Cyros. Coordenada pelos professores Eduardo Bento Pereira, Fabrício Molica de Mendonça e Warlley de Sousa Sales, a iniciativa rendeu o segundo lugar no nível Nascente do VUEI.

Apesar de estar inscrita como sendo exclusiva do Campus Santo Antônio (CSA), a Liga foi formada também por alunos dos campi Dom Bosco (CDB) e Tancredo Neves (CTAN): Daniel Amaral Carmo, Natália Prado de Oliveira, Lucas Botelho da Cruz, Marcus Vinícius Cirino Sales de Andrade, Rafael Souza Santandrea, José Tarcísio Assunção, Teresa Cristina Bessa Nogueira Assunção, Bruno Toledo de Oliveira Rodrigues, Eduardo Moreira Vicente, Francisco Carlos Rodrigues Coelho, Silvan Antônio Flávio e Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga. O trabalho realizado pelo grupo levou a Inova CyRoS a evoluir para o nível Iniciante, após o diagnóstico final da competição.

Para o professor Eduardo Bento, o VUEI representou o pontapé inicial para integrar as ações empreendedoras realizadas pelos alunos da UFSJ. “Os estudantes tiveram autonomia durante o Programa, desenvolvendo iniciativas voltadas ao empreendedorismo e à inovação. Pudemos criar uma rede que passou a integrar as ações sociais que envolvem inovação. Os contatos e conteúdos trazidos pelo VUEI plantaram uma semente que já rendeu frutos. A mudança da forma de pensar dos alunos e a viabilização de parcerias foram alguns dos resultados positivos conquistados.”

Espaço colaborativo
A Liga de Empreendedorismo Inova CyRoS promoveu diversas ações durante o VUEI. A criação do Centro de Inovação, Criatividade e Tecnologias para a Promoção Humana (C-ProH) foi destaque entre as iniciativas e integra o e-book lançado pelo Programa. O C-ProH é o espaço colaborativo gerenciado pelo Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS), que funciona como um espaço “estilo fablab”, contendo estúdio de Aprendizagem Criativa, local de inovação e coworking, museu interativo de Arte e Ciência, creative clubhouse, além de laboratórios tecnológicos. Localizado no Campus Santo Antônio, o Centro será aberto à comunidade acadêmica e ao público externo da Universidade, com previsão média de atendimento a cerca de 700 pessoas.

O professor Eduardo Bento explica que, ao proporcionar um ambiente de interação, o C-ProH visa estimular os projetos existentes e incentivar a criação de novas frentes de trabalho. “Nosso intuito é oferecer às pessoas interessadas um lugar onde possam desenvolver ações que permitam que os conhecimentos produzidos na UFSJ cheguem à comunidade, por meio também do Netec. A Inova CyRoS é importante para transformar esse conteúdo desenvolvido em iniciativas voltadas à utilidade pública pautadas na sustentabilidade e à economia criativa e colaborativa junto à sociedade.”

Durante o VUEI, as ações da Liga incluíram ainda a realização do Ciclo de palestras Inova CyRoS, que contou com a participação de profissionais renomados em diferentes áreas. As temáticas debatidas incluíram Inteligência competitiva – uso estratégico de informações, trazida pela integrante da equipe da Inteligência Competitiva & Propriedade Intelectual do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras (Senai CETIQT), a química Fernanda Neumann; e Como construir uma comunidade tecnológica por propósito guiada a resultados, ministrada pelo fundador da Resolv Risk e CEO da Zero Treze Innovation Space, Marco Riveiros.

Igualmente, a Inova Cyros promoveu e participou de competições de pitch e de fóruns de discussão, viabilizando parcerias a partir de contatos com diversas empresas.

Após a participação no Programa VUEI, a Inova CyRos objetiva integrar os times da Enactus, organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo por meio da ação empreendedora. Voltado à inovação dos negócios para soluções sustentáveis, o Enactus reúne, atualmente, mais de 70 mil estudantes de 36 países, trabalhando em mais de cinco mil projetos que impactam a vida de dois milhões de pessoas.

Conheça o CyRos
Fundado em 2011, o Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS) os membros do CyRoS atuam em projetos nas áreas de tecnologias assistivas, robótica autônoma e inteligência artificial, robótica educacional e inclusiva, internet das coisas, automação e controle e outras tecnologias voltadas para o desenvolvimento humano. Estas tecnologias abrangem sistemas para audiodescrição e maquetes táteis, músculos artificiais, carro e cadeiras de rodas inteligentes, material didático para robótica educacional e educação inclusiva, sistemas para fisioterapia, automação e Internet das Coisas, desenvolvimento de drones, equipamentos para pesquisa científica como a esteira com controle de temperatura e umidade, o tradutor de código Lorn e controle de prótese biônica por meio de eletromiografia. Além disso, a equipe CyRoS é responsável pela coordenação do Núcleo Vertentes da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a RBAC.