Protocolo de Biossegurança e Conduta no enfrentamento à Covid ganha nova atualização

Publicada em 18/11/2021

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, ativo na Universidade desde o início da pandemia, atualizou, agora em novembro, o Protocolo de Biossegurança e Conduta da UFSJ. O novo documento contempla questões relativas ao retorno das atividades presenciais, previsto para 2022, com ênfase nas medidas de segurança necessárias neste momento de reabertura.

As ações miram a prevenção em todo o segmento universitário, incluindo discentes, técnicos administrativos, docentes e prestadores de serviço. As orientações estão organizadas em relação à entrada nos prédios dos campi; ao cuidado e proteção individual; e ao uso e higienização dos ambientes. Não haverá mais a necessidade de identificação pessoal e aferição de temperatura nas portarias, a limpeza de salas e demais ambientes poderá ser feita uma vez ao dia e o uso de máscara continua obrigatório.

Essa nova atualização do protocolo teve como base as diretrizes nacionais disponibilizadas pelo MEC e Ministério da Saúde, com atenção para as informações e exigências do programa Minas Consciente e das vigilâncias sanitárias locais. São levados em consideração os índices atuais de vacinação e contaminação nas cidades onde há campus da UFSJ, “além de documentos internacionais de normas de conduta nesta fase de queda da pandemia”, destacam os coordenadores do Comitê.

Segundo o texto do documento atualizado, “a retomada das atividades presenciais está avançando com todos os cuidados, devidamente autorizada pelos órgãos competentes, e vem acontecendo de forma gradual. Porém, ainda é imperativo que a comunidade acadêmica esteja ciente e cumpra as normas estabelecidas, com o objetivo de evitar possíveis focos de contaminação”.

Para consultar o protocolo, acesse https://www.ufsj.edu.br/covid19