Fapemig abre novo edital para redes de pesquisa

Publicada em 18/11/2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulga a chamada 07/2021, referente às Redes de Pesquisa Científicas e Desenvolvimento Tecnológico com foco em Demandas Estratégicas. O edital completo pode ser consultado aqui

O objetivo do edital é incentivar a produção e desenvolvimento de redes de pesquisa em Minas Gerais, levando em consideração o trabalho coletivo, a troca e disseminação de informações, o aumento na realização de pesquisas tecnológicas e científicas, assim como, a obtenção de um bom investimento dos recursos.

O número de propostas aceitas na chamada será definido conforme a quantidade de recursos disponíveis. De acordo com o edital, será investido um valor de R$ 30 milhões. Todavia, essa quantia poderá sofrer alterações a qualquer momento, a critério do Conselho Curador da Fapemig.

Entre as principais temáticas aceitas para esta chamada, se encontram: Agricultura do Semiárido mineiro, Cadeia Produtiva do Leite, Cadeia de Biocombustíveis com foco em Bioquerosene, Hidrogênio (H2) como fonte de energia, Energias Renováveis, Cadeia Produtiva do Lítio e do Nióbio, Imunobiológicos e Biofármacos, Inteligência Artificial e IoT e Comunicação 5G. Além desses temas, trabalhos de outras áreas de pesquisa também poderão ser enviados.

O prazo final de submissão para o edital vai até o dia 7 de fevereiro de 2022, pelo Sistema Everest. Os projetos devem ser enviados no formato de pesquisa científica ou de desenvolvimento tecnológico, exclusivamente em versão eletrônica, por meio da mesma plataforma de inscrição. Os anexos estão disponíveis aqui

Informações ou dúvidas podem ser enviadas para o Fale Conosco da Fapemig