II Seminário do PPEDU debate pesquisa em educação no contexto pandêmico

Publicada em 19/11/2021

O II Seminário de Pesquisa e Avaliação do Programa de Pós-graduação em Educação - PPEDU/UFSJ, que acontece de 22 a 26 de novembro de 2021, instiga a todos os pesquisadores, estudantes, profissionais da área e interessados no assunto ao debate do tema Desafios e potencialidades da pesquisa em educação em contexto pandêmico: discursos e construção de saberes.

A inscrição para ouvintes está aberta até o dia 22 de novembro e pode ser realizada neste link.

Em tempos de desencontros, em que o contexto pandêmico tem imposto desafios à vida cotidiana nos diversos setores da sociedade, os estudantes, pesquisadores e/ou professores da educação básica e/ou superior, estão buscando caminhos para (re)invenção. É o que afirma a Comissão Organizadora do evento, na voz da aluna do PPEDU, Josiane Nogueira.

A comissão explica ainda que, no último ano, “novas formas de ensino e de construção de saberes que, se limitaram quase exclusivamente, pelas telas dos computadores e dos celulares, tornaram ainda mais urgente a necessidade de refletirmos sobre os limites e as potencialidades dos nossos trabalhos e pesquisas na área de educação, a fim de promover práticas democráticas e de qualidade.”

Um dos destaques da programação é o ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, e escritor, Ailton Krenak, que fará a cerimônia de abertura. Krenak abordará as contemporâneas condições de estudo e construção do conhecimento viabilizado pelos distanciamentos das telas, além da relação desse formato com o modelo de educabilidade que ele classifica como servidão voluntária.

“Ao convidarmos Ailton Krenak, nosso objetivo foi contribuir com as discussões a respeito da necessidade de construirmos diariamente uma universidade cada vez mais plural e democrática, onde haja espaço para o encontro de diferentes tipos de saberes, extravasando nossa experiência para além das fronteiras das salas de aula ou das telas. Uma oportunidade de discutir a educação sob uma perspectiva menos colonizada, ampliando a percepção dos desafios que nos cercam e enxergando as potencialidades da educação, almejando novos e melhores horizontes”, contam os organizadores do seminário.

Mesas-redondas, oficinas, experimento audiovisual e a socialização de trabalhos acontecem durante a semana de evento.

O encerramento ficará a cargo dos professores Maria Emanuela Esteves (UFSJ) dos Santos e Alexandre Filordi (UFLA). A mesa abordará a atual psicose social que tem a ver com a hiper desterritorialização dos referentes dos territórios existenciais e a necessidade de tais grupos arcaicos operarem por fake news, negacionismo científico e perseguição às contraprovas. Será debatido como as experiências educacionais e a formação inicial e continuada de professores podem produzir cortes em tais fluxos reacionários e de psicose social, de forma a resistir a tal tendência. Pretende-se trazer esse debate para o campo da formação de professores, como espaço propício e necessário das experiências de territorialização e resistência à psicose social e seus males em nossa vida comum.

Programação

Segunda-feira – 22/11

19h até 20h30 – Conferência de abertura
“Educação e a produção de um novo normal. Servidão Voluntária”
Convidado: Ailton Krenak
Mediação: João Paulo Barreto Dias, Ana Barbosa Zanoti, Josiane Nogueira e Kátia Aparecida Franco de Sousa

Terça-feira – 23/11

09h até 10h30 – Socialização de trabalhos: “Corpo e Educação”
14h até 15h30 – Socialização de trabalhos: “Novas Tecnologias e Educação”
17h até 18h30 – Oficina: “Arte e Educação: modos de ver, sentir e pensar os sertões” - Ministrante: Giovana Scareli (UFSJ); Mediação: Jacqueline Castro e Josiane Nogueira
19h até 20h30 – Mesa-redonda “Centenário de Paulo Freire”- Ministrantes: Mônica de Ávila Todaro (UFSJ) e Bruna Sola (UFSJ); Mediação: Juliana Milagres Tostes e Kátia Aparecida Franco de Sousa

Quarta-feira – 24/11

14h até 15h30 – Socialização de trabalhos: “Liberdade e Opressão”
17h até 18h30 Experimento audiovisual: “Professora Sim, Tia Não?” Ministrante: Mônica Todaro (UFSJ); Mediação: Juliana Milagres Tostes e Amanda Aparecida Sacramento
19h até 20h30 – Quarta Sem Lei! (Trocas culturais e bate papo descontraído entre os participantes Sugestões: poesia, conto, música...). Mediação: Ana Barbosa Zanoti e Samara Almeida de Oliveira

Quinta-feira – 25/11

14h até 15h30 – Socialização de trabalhos: “Formação Docente”
16h até 17h30 – Socialização de trabalhos: “Ética e Aprendizagem”
19h até 20h30 – Socialização de trabalhos: “Infância e Arte”

Sexta-feira – 26/11

14h até 15h30 – Socialização de trabalhos: “Filosofia e Educação”
16h até 17h30 – Socialização de trabalhos: “Arte e Educação”   

19h até 20h30 – Mesa de Encerramento: “O que pode a educação e a formação de professores em tempos de fake news e negacionismo científico? Ou sobre a territorialização das experiências educacionais como atos de resistência à psicose social”

Convidados: Maria Emanuela Esteves dos Santos e Alexandre Filordi
Mediação: Thiago Geraldo Santos Sales, Nádya Maria Pinto e Kátia Aparecida Franco de Sousa