VIII Simpósio do NECA: evento prepara edição internacional

Publicada em 19/11/2021 - Fonte: ASCOM

Acontece entre os dias 24 e 26 de novembro, o VIII Simpósio do Neca, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Criança e Adolescente (Neca) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O tema dessa edição traz discussões sobre "Inovações no Cuidado de Crianças e Adolescentes no Contexto da Covid-19". O evento, gratuito e on-line, será realizado em âmbito internacional.

A programação do simpósio prepara palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. De acordo com a professora do Curso de Enfermagem da UFSJ (CCO), Márcia Romano, o evento irá debater temáticas sobre o cuidado da criança e do adolescente no ambiente de pandemia e o fortalecimento do SUS. “As discussões buscam contribuir também para o fortalecimento de ações na perspectiva do cuidado integral e proporcionar atividades que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades e complicações devido à COVID-19, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes”, completa a professora.

Essa é a primeira vez que o Simpósio conta com convidados internacionais. “Os professores do NECA estão em constante busca de parcerias nacionais e internacionais e, após sete anos de realização do Simpósio NECA, essa oportunidade foi constituída, o que fortalece em muito o evento”, explica Márcia.

As inscrições para o evento serão aceitas até o dia 24, através do site.

NECA

O Núcleo de Estudos sobre Criança e Adolescentes (Neca) da UFSJ surgiu em 2013, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). O grupo é formado por docentes e pesquisadores da Universidade que fazem parte dos programas de Residência Multiprofissional do Adolescente (RE MSA), de Pós-graduação em Enfermagem (PGENF) e de Residência em Enfermagem (RESENF).

O NECA atua no desenvolvimento de produções científicas e inovadoras, que buscam gerar resultados positivos nas temáticas que envolvem a saúde da criança e do adolescente. Além disso, o núcleo também organiza o simpósio anual do NECA, que já está em sua oitava edição.

Apesar dos inúmeros desafios que a pandemia de covid-19 vem proporcionando, entre eles o isolamento social, o NECA conseguiu pensar em um novo formato para o simpósio. “Se antes, tínhamos a possibilidade do ‘calor humano' no evento presencial, agora temos a oportunidade de ampliar participações como, por exemplo, de professores e pesquisadores do Canadá e de Portugal. Além disso, a modalidade de evento on-line permite que profissionais, pesquisadores e estudantes de todo mundo tenham acesso às palestras e mesas redondas”, explica Márcia Romano.

A programação completa do evento pode ser acessada aqui. Para mais informações, entre em contato através do e-mail: marciachristinacs@ufsj.edu.br.