Dia do Engenheiro eletricista

Publicada em 23/11/2021

Hoje, 23, é comemorado o dia do Engenheiro Eletricista. Se você está fazendo o Enem já de olho numa carreira profissional, que tal conhecer mais a vida acadêmica do aluno da graduação em Engenharia Elétrica da UFSJ?

“A rotina do estudante de Engenharia Elétrica é intensa, mas também é prazerosa, principalmente para aqueles que são motivados pelo entendimento do mundo à sua volta por meio de equações e modelos matemáticos, procurando obter desses modelos soluções para os problemas da sociedade contemporânea”, explica o coordenador do curso, professor Silvan Flávio.

O curso de Engenharia Elétrica da UFSJ tem como finalidade graduar estudantes capacitados por experiências de ensino, extensão e pesquisa, teóricas e práticas. Estes profissionais estarão aptos a identificar e solucionar questões recorrentes da área, além de desenvolverem também a habilidade de criar e aplicar novas tecnologias, de maneira crítica e criativa, a fim de trazer inúmeras contribuições para a sociedade.

A data está associada à inauguração do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), que aconteceu em 23 de novembro de 1913. O IEMI, mais tarde conhecido como Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi fundado por Theodomiro Santiago, com o auxílio do seu pai, Coronel João Carneiro Santiago Júnior. Ele aspirava pela criação de uma instituição na qual os estudantes das áreas pudessem realizar atividades práticas, mais próxima da realidade diária dos profissionais.

Anos mais tarde, a data comemorativa foi oficializada por lei. Em outubro de 2009, foi implementada a Lei Nº. 12.074, que determina a comemoração do dia do Engenheiro Eletricista no Brasil.

Para conhecer mais sobre o curso, acesse https://ufsj.edu.br/coele/

Parabéns a todos e todas engenheiros e engenheiras eletricistas!