Reabilitação de AVE: pesquisas são destaque em simpósio de realidade virtual

Publicada em 25/11/2021

O professor do Departamento de Ciências da Computação, Diego Roberto Colombo Dias, teve dois trabalhos de sua co-autoria premiados durante o 23º Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual e Aumentada, evento on-line que aconteceu em outubro, realizado pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os artigos premiados (veja títulos e autores abaixo) foram nas categorias “Melhor Artigo de Aplicação” e “Melhor Demonstração de XR”. Os trabalhos são realizados em parceria com Unesp, Unifesp, Brainn/Unicamp e Huawei.

Além do prêmio, dois artigos dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSJ, Elvis Hernandes Ribeiro e Tiago Trotta, foram publicados pelo evento nacional.

Neurofísica

Segundo o professor Diego, os trabalhos premiados abordam o emprego técnicas de Realidade Virtual e Aumentada aplicadas à reabilitação neurofísica e neuromotora de pacientes acometidos por Acidente Vascular Encefálico (AVE), também conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“O AVE é uma das patologias que mais incapacita pessoas no mundo. Portanto, investigar e propor novas técnicas de reabilitação é uma pesquisa de alto impacto social”, comenta o coordenador, acrescentando que “ambos os trabalhos estão alinhados com os interesses” do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (Brainn – Cepid), do qual é pesquisador associado.

Para ele, esses prêmios mostram que estão sendo realizadas pesquisas de ponta na UFSJ. “E pesquisas que estão trazendo melhoria da qualidade de vida de diversas pessoas debilitadas”, acrescenta. Diego Dias destaca ainda que os mestrandos orientados por ele também apresentaram trabalhos relacionados ao tema de reabilitação neurofísica e neuromotora suportadas por Realidade Virtual e Aumentada. “Este fato mostra o potencial desses alunos. Tanto o Elvis quanto o Tiago foram alunos de graduação aqui e a formação acadêmica deles foi toda realizada na UFSJ”, explica.

Realidade Aumentada

De acordo com o professor Diego, a Realidade Virtual (RV) é a técnica mais avançada de interface entre o homem e a máquina disponível. Ela permite ao usuário interagir em ambientes tridimensionais altamente imersivos, por meio do uso de dispositivos de visualização e interação não-convencionais, indo muito além da interação realizada em um computador pessoal. A Realidade Aumentada (RA), diferente da Realidade Virtual, não lida somente com ambiente gerado por computador, permitindo ao usuário interagir com objetos reais integrados ao ambiente virtual.

As aplicações tanto de RV quanto RA são diversas, abordando desde o mundo do entretenimento até simuladores e jogos sérios voltados à saúde, por exemplo.

A hipótese de pesquisa do grupo do qual o professor Diego faz parte é de que o emprego de Realidade Virtual e Aumentada ao processo de reabilitação pode trazer benefícios ao tratamento, estimulando e acelerando o processo de reabilitação do paciente, por meio de estímulos motores e cognitivo.

Confira, a seguir, os títulos e autores dos artigos premiados e publicados
Prêmio de Melhor Artigo de Aplicação
"Classification of Human Movements with Motion Capture Data in a Motor Rehabilitation Context" - Luis Guilherme Silva Rodrigues, Diego Roberto Colombo Dias, Marcelo P. Guimarães, Alexandre F. Brandão, Leonardo Rocha, Rogério Iope, José Remo F. Brega)

Prêmio de Melhor Demonstração de XR