UFSJ presente na Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco

Publicada em 07/12/2021

A UFSJ marcou presença na realização da I Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco, evento que aconteceu de 23 a 26 de novembro, na Praça de Eventos da cidade. O município, situado na região central do Estado, é onde está instalado o Campus Alto Paraopeba da UFSJ.

A I Semana foi um evento do Executivo municipal, que contou com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), Associação Comercial, Clube de Diretores Lojistas (CDL) e Sebrae, reunidos no projeto Avança Ouro Branco.

Durante os dias do evento, a população da cidade e região pode frequentar os estandes de empresas e entidades atuantes no município – entre elas a UFSJ –, além de palestras, oficinas e outras atividades gratuitas, com foco na otimização do trabalho do comércio e da indústria.

Saberes gerados
O reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade, participou da cerimônia de abertura, ao lado do prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, do presidente da Adesiap, Neilor Aarão, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Arthur Campos, entre outras autoridades.

Em sua fala, o dirigente da UFSJ expressou sua satisfação com o evento, que abre espaço para a divulgação do trabalho das instituições universitárias do município. Num cenário de descrédito da Ciência, a I Semana de Ouro Branco ressalta a importância do saber gerado na Universidade em favor do desenvolvimento econômico e social da população.

A participação da UFSJ, no tocante ao estande promocional, foi coordenada pela professora do Departamento de Engenharia Civil, Tecnologia e Humanidades, Mariana Arruda, que integrou a Comissão Organizadora da Semana. Segundo ela, o estande foi franqueado à UFSJ pela Prefeitura local. A escolha das atividades exibidas nesse espaço foi realizada a partir de propostas enviadas pelos departamentos e cursos do Campus Alto Paraopeba. Para Mariana, a alternância de apresentações garantiu a diversidade de temas e contribuiu para o sucesso da participação da UFSJ no evento. “Pudemos mostrar a importância da Universidade e da Ciência no desenvolvimento econômico e social da região”, comemora.

Veja a seguir os projetos, cursos e representantes da UFSJ, que participaram da Semana de Desenvolvimento:

Engenharia Civil
#Uso de tijolos de solo-cimento para a construção de edificações em bairro de vulnerabilidade social. Coordenador: Prof. Leandro Duarte
#Projeto Arejar – estruturas saudáveis. Coordenadora: Profa. Mariana Arruda
#Grupo de pesquisa Infrageo. Coordenador: professores Tales de Oliveira e Leandro Duarte
#Ideal Consultoria - empresa júnior do curso

Representantes da disciplinas básicas Física e Ciência da Computação
#Viagem ao céu pelo olhar da Ciência. Coordenadora: Profa. Kelly Beatriz Vieira
#Núcleo de Estudos e Difusão sobre Radiocomunicação da UFSJ-PY4CAP. Coordenador: Prof. Marconi de Arruda

Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Telecomunicações
#Projetos Robocap e NoizOrbita. Coordenadores: professores Edgar Campos, Guilherme Gomes, Moacir de Souza Júnior e Marcos Kakitani

Engenharia Química e Proex