Materiais compósitos recebe submissão de resumos

Publicada em 13/12/2021

Dia 31 de dezembro se encerra o prazo para submissão de resumos para a sexta edição do BCCM (Brazilian Conference on Composite Materials), o Congresso Brasileiro de Materiais Compósitos. O evento internacional será realizado de 14 a 18 de agosto de 2022 em Tiradentes (MG), com a participação de pesquisadores de renome, entre os quais os professores António Ferreira (FEUP, Portugal), Sung Kyu Ha (Hanyang University, Coreia do Sul), Suresh Advani (University of Delaware, EUA) e Stephen Tsai (Stanford University, EUA).

Segundo a Comissão Organizadora, formada por professores e pesquisadores da UFSJ e da UFMG, espera-se um público entre 400 e 600 pessoas, incluindo congressistas e colaboradores.

O Congresso, realizado de forma 100% presencial, é uma promoção da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol), da Associação Latino-Americana de Compósitos (Almaco) e da Society for the Advancement of Material and Process Engineering (Sampe). Essa edição, que marca os 10 anos da criação do BCCM, tem como presidente o professor Túlio Hallak Panzera (UFSJ) e como vice-presidentes, os professores Rodrigo Teixeira Santos Freire (UFSJ) e Carlos Alberto Cimini Jr. (UFMG).

Para Túlio Panzera, “o evento visa não só promover a integração indústria-academia, mas também discutir os avanços na área de materiais compósitos em um ambiente agradável, voltado principalmente para a nova geração de pesquisadores. É, sem dúvida, uma grande oportunidade para jovens cientistas vivenciarem um congresso internacional no Brasil”, avalia.

Histórico
O congresso bianual teve sua primeira edição em 2012, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os encontros posteriores ocorreram em São José dos Campos, coordenado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica; em Gramado, onde a Universidade Federal do Rio Grande do Sul recebeu a terceira edição, seguida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade de São Paulo, que levou o evento para a cidade de São Carlos.

Objetivos
O BCCM6 tem por objetivo reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros das diversas áreas de materiais compósitos: dano e fratura; simulação em compósito; estruturas multifuncionais, durabilidade e envelhecimento; propriedades mecânicas e físico-químicas; nanocompósitos; reciclagem; técnicas experimentais; compósitos lignocelulósicos; processamento e manufatura; e acompanhamento ativo e passivo da saúde estrutural de compósitos, ao mesmo tempo em que promove a divulgação científica dos trabalhos produzidos pelos pesquisadores nas comunidades acadêmica e industrial.

O Congresso Brasileiro de Materiais Compósitos, além de divulgar mundialmente a excelência da pesquisa brasileira desenvolvida na área – com a participação de estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área, do Brasil e do mundo –, pretende fomentar o intercâmbio técnico, científico e sócio-cultural entre os participantes, incentivando visitas técnicas às indústrias da região, fomentando assim a integração academia-empresa.

Outra ação importante prevista é despertar o interesse de estudantes do Ensino Médio pela Ciência e Tecnologia, por meio de palestras realizadas nas escolas da região.

Acompanhe as notícias sobre o 6º BCCM no site da UFSJ e nos canais de mídia das associações e sociedades parceiras (ABPol, Almaco e Sampe). Para saber como se inscrever, e conhecer o calendário de atividades do evento, acesse https://www.bccm.com.br/.