Conversando Agroecologia: encerrando 2021

Publicada em 14/12/2021

Último encontro do ano: após a intensa agenda do Grupo Guayi, o 39º Conversando Agroecologia Online acontece nesta terça, 14, às 19h30. Com o tema Economia solidária, o debate terá foco no incentivo ao desenvolvimento social comunitário, sem a exploração de outras pessoas nem do meio ambiente. Os palestrantes da noite são a professora Cristiane Betanho, do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da Federal de Uberlândia (UFU), e o professor Daniel Calbino, da UFSJ, criador do programa Cestas nas hortas. A mediação fica por conta da professora Leila Louback (Campus Sete Lagoas), que receberá os webespectadores em sala do Google Meet.

Cultivo de plantas medicinais
Outro evento importante do dia 14 foi a palestra sobre Cultivo de Plantas Medicinais, com Maira Fonseca, pesquisadora da Epamig – Viçosa.

A palestrante tem graduação em Engenharia Agronômica, especialização em Nutrição Mineral de Plantas, mestrado e doutorado em Fitotecnia – Produção Vegetal (plantas medicinais, aromáticas, condimentares e homeopatia), todos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pela Universidade do Minho, em Portugal, possui pós-doutorado em Análises fitoquímicas e avaliação de bioatividades aplicadas a alimentos funcionais e plantas medicinais. Suas maiores experiências são nas áreas de produção orgânica e agroecológica de alimentos, fitoquímica, bioatividade de plantas medicinais e de alimentos funcionais e controle alternativo de pragas e doenças.

Encontros anteriores
No encontro do dia 30 de novembro, o Conversando teve como palestrante Luciano Cordoval de Barros, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas (MG), falando sobre Sustentabilidade hídrica na agricultura familiar. Nas discussões, a importância da água para e as melhores formas de usá-la com sustentabilidade, sendo, como é, imprescindível durante todo o processo de produção agrícola.

Já em 7 de dezembro, a participação foi de Aloísia Rodrigues Hirata e do professor Luiz Carlos Dias Rocha, que trouxeram um pouco da história e objetivos do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo, do IF-Suldeminas. Os palestrantes abordaram a trajetória do Núcleo, relembrando suas vivências e as realizações do grupo.

A boa notícia é que esses, e outros encontros realizados ao longo de 2021, podem ser revistos no canal do YouTube do CVT Guayi.

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom