Proteja-se contra a covid nas festas de fim de ano

Publicada em 22/12/2021

O final de ano chegou e, com ele, a intensa vontade de se reunir e comemorar juntos as festividades do Natal e Réveillon. Neste segundo ano de enfrentamento à covid-19, a realização de festas e reuniões ainda exige muita cautela. Por isso, o Observatório da Fiocruz montou uma cartilha com orientações para prevenir o contágio durante as festas.

Primeiramente, é importante lembrar que a vacinação é o ponto-chave para a proteção pessoal e coletiva. Pensando nisso, é importante estar em dia com a vacina contra o coronavírus e garantir que seus familiares e amigos também estejam.

Mesmo com a imunização, ainda é importante se cuidar. Evite aglomerações, limitando o número de pessoas reunidas de acordo com o espaço; dê preferência a lugares abertos e ventilados; disponibilize sabão e papel no banheiro, no lugar de toalhas de pano; tenha sempre álcool gel em vários pontos dos ambientes; cuide das crianças menores, que ainda não podem se vacinar, das pessoas idosas e das pessoas imunossuprimidas, mantendo-as em locais arejados; e peça que convidados com suspeita e sintomas não compareçam às confraternizações.

Caso precise frequentar um lugar em que haja o risco de algumas pessoas não terem conseguido se vacinar ainda, lembre-se de tomar alguns cuidados adicionais. Use máscaras bem ajustadas no nariz, mantenha o distanciamento de 1,5m e higienize as mãos constantemente com água e sabão ou álcool 70%; reforce as medidas de distanciamento, principalmente em momentos de alimentação e conversa; providencie sacolinhas plásticas ou de papel para os convidados guardarem as máscaras enquanto comem e bebem, mantendo-as assim limpas e secas; e solicite que todos tenham máscaras extras.

Vai viajar?
Não esqueça de levar seu cartão de vacina, ou de realizar testagem para a covid-19, nem de lavar as mãos com frequência. Utilize máscaras PFF2 ou com pelo menos duas camadas de tecido, leve na bagagem de mão máscaras extras, mantenha as janelas abertas, principalmente em situações de mais proximidade. Antes de se hospedar em hotéis, procure saber se o estabelecimento respeita as normas sanitárias, como recomendado.

Ainda não está imunizado, apresentou algum sintoma ou teve contato com alguém com a doença recentemente? Evite participar dos eventos! Priorize a saúde e bem-estar das pessoas ao seu redor.

Boas festas, com precaução, alegria e segurança!

 

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom