UFSJ presente em pesquisa sobre ansiedade e depressão em jovens universitários

Publicada em 06/01/2022

Como você tem se sentido?

Frente ao isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, os quadros de ansiedade e depressão aumentaram exponencialmente, não apenas pela restrição social, mas também pela insegurança financeira, que afetou milhares de famílias. Nesse contexto, se torna ainda mais urgente falar sobre nossa saúde mental, especialmente após dois anos de batalha contra o vírus – e que, infelizmente, ainda não acabou.

No ambiente universitário, uma importante iniciativa surgiu, com vistas a conhecer a prevalência dos sintomas de transtorno de ansiedade e depressão entre jovens estudantes: o Projeto sobre Ansiedade e Depressão em Universitários (PADu). Atuando desde 2018, o projeto foi idealizado pela professora Adriana Lúcia Meireles, da Universidade Federal de Ouro Preto, e reúne, em sua equipe, membros de oito universidades mineiras: UFMG, UFOP, UFJF, UFLA, UFU, UFAL, UFVJM e a nossa UFSJ, onde a coordenação é da professora Clareci Cardoso (CCO).

“O PADu tem por objetivo principal fazer um levantamento e conhecer os estudantes que sofrem de transtornos de ansiedade e de depressão nas universidades federais mineiras, e assim propor ações para tornar o ambiente mais acolhedor e inclusivo. Também procuramos investigar quais são os fatores que podem estar relacionados a esses sintomas”, explica o enfermeiro e doutorando ligado ao projeto, Pedro Henrique Batista de Freitas.

A partir de um inquérito multicêntrico, realizado via formulário on-line, espera-se que os resultados obtidos resultem em importantes implicações para a comunidade acadêmica, com a promoção de rodas de conversa sobre o tema e a criação de programas eficientes sobre saúde mental nas universidades. Assim, “será possível entender em qual momento da vida universitária os estudantes estão mais suscetíveis a sintomas de depressão e ansiedade, e quais os fatores associados a isso”, destaca Pedro.

Para participar do PADu, basta clicar neste link ou acessar: https://linktr.ee/padufederais. Os estudantes da UFSJ, que usam e-mail institucional, vêm recebendo pedido de colaboração com esse projeto. Válido ressaltar que todas as informações recebidas são confidenciais, os dados sendo mantidos em sigilo. Você, aluno de graduação da UFSJ, não deixe de participar: sua saúde é prioridade!

Gabriella Canuto
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom