Sebrae abre segundo edital do Catalisa ICT

Publicada em 21/01/2022

Está aberta a segunda fase do edital Catalisa ICT, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que irá selecionar até 250 planos de inovação com potencial de gerar novas soluções de base tecnológica. Os planos selecionados serão apoiados com um valor de até R$ 150 mil, e a data limite para envio dos planos é 30 de janeiro, neste link.

O Catalisa é dividido em quatro etapas, com uma duração total de quatro anos. Todas as etapas possuem edital específico e, para participar da jornada, é necessário submeter os planos e ser selecionado em cada uma delas. Não é pré-requisito ter participado da etapa anterior, mas é ela que dá as condições para a submissão.

Para serem consideradas elegíveis, as propostas deverão ter potencial para atender a uma demanda do mercado ou da sociedade, ter aderência a pelo menos uma das áreas de atuação explicitadas no edital (3.1 - b), não envolver produtos ou processos que depredem o meio-ambiente, não apresentar risco à segurança pública e não atentar contra a moral e bons costumes. O Plano de Ação deverá ser elaborado em arquivo Excel e anexado no formulário de inscrição.

A UFSJ possui, pelo menos, 11 projetos aprovados no Catalisa ICT. Número que tende a crescer, pois o edital é “uma oportunidade incrível para nossos pesquisadores contribuírem com o desenvolvimento econômico e social do país”, avalia o professor Paulo Granjeiro, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec).

 

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom