UFSJ atualiza Protocolo de Conduta e Biossegurança para a pandemia

Publicada em 25/01/2022

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ divulga a nova versão do Protocolo de Conduta e Biossegurança para a Pandemia de Covid-19, que pode ser lida em https://ufsj.edu.br/covid19/. As atualizações, feitas neste mês de janeiro, estão concentradas na inclusão do item 4, que informa sobre as condutas gerais e específicas a serem tomadas se houver casos confirmados, suspeitos e contactantes de covid.

Segundo a professora Daniela Fabrino, que faz parte do Comitê, as atualizações foram necessárias para orientar a comunidade sobre as condutas de proteção. “Sentimos ser uma demanda da comunidade. Várias pessoas ligavam perguntando sobre como agir, então resolvemos esclarecer melhor.” Foram adicionados fluxogramas como forma de auxiliar visualmente a compreensão dos processos, com o passo a passo dos procedimentos necessários em situações de diagnóstico e/ou contato com possíveis infectados. As inclusões, portanto, tiveram foco nas instruções para esse tipo de conduta, sem nenhuma outra alteração significativa: o que já havia sido apresentado permanece.

Quanto aos receios sobre o retorno, o momento é de cautela mas, seguindo os protocolos dentro e fora da UFSJ e cumprido o cronograma vacinal, a comunidade se mantém segura. “É importante ressaltar que a Universidade está atenta e vigilante com a nova alta de casos devido à variante ômicron. O Comitê de Enfrentamento, os subcomitês em cada campus e a Comissão de Suporte às Condições Sanitárias do Retorno Gradual das Atividades Presenciais da UFSJ estão se reunindo semanalmente e acompanhando de perto a situação, alertas para encaminhar e sugerir às instâncias deliberativas qualquer mudança que seja necessária”, afirma Daniela. Com isso em mente, é sempre válido ficar de olho nas orientações contidas no Protocolo para garantir a proteção coletiva.