Doenças negligenciadas é a linha de apoio de novo edital da Finep

Publicada em 27/01/2022

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) publicou o edital de seleção pública para concessão de recursos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, em projetos que envolvam risco tecnológico para o diagnóstico e tratamento de pessoas com doenças negligenciadas, tropicais e transmitidas por vetores (DNTs) e outras doenças infecciosas que afetam populações desassistidas. O objetivo é reduzir a incapacidade causada por essas doenças, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e seus familiares e melhorar o acesso aos serviços de saúde.

Serão destinados a institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) recursos não reembolsáveis com o valor limite de R$ 50.980.393,00, distribuído entre as linhas temáticas Demandas Específicas; Complexo Industrial da Saúde; e Inovação em Diagnóstico e Abordagem Terapêutica de DNTs. As propostas deverão ser apresentadas em arranjo institucional, com uma única instituição convenente (fundação de apoio, ICT pública ou privada), que será responsável pelo gerenciamento e execução financeira do projeto e, por pelo menos, uma ICT executora (pública ou privada), que ficará com a coordenação e execução técnica do projeto. Como opção, pode-se também incluir uma empresa brasileira parceira (interveniente cofinanciadora), que irá obrigatoriamente apoiar o projeto com recursos financeiros. No caso de proposta apresentada por ICT, esta poderá entrar como convenente e executora simultaneamente.

Os projetos devem ser enviados à Financiadora até as 17h do dia 11 de março, por meio do Formulário de Apresentação de Propostas específico para esta seleção pública, disponível no endereço www.finep.gov.br. É importante destacar claramente o produto, processo ou serviço inovador a ser feito com os recursos solicitados.

O que são doenças tropicais negligenciadas?
Segundo o Instituto Oswaldo Cruz, as doenças negligenciadas são aquelas causadas por vírus, bactérias ou parasitas que acabam afetando, principalmente, as populações mais vulneráveis. Apesar de seu impacto, os indicadores referentes a pesquisas e produção de medicamentos para essas doenças ainda são extremamente baixos. Como exemplo de doenças tropicais negligenciadas, é possível listar: malária, dengue, doença de Chagas, leishmaniose, esquistossomose, tuberculose e hanseníase.

Não deixe de ler atentamente o edital e de se atualizar pelo site da Finep.

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom