Estudantes de Medicina organizam cartilha sobre teste do pezinho

Publicada em 01/02/2022

O teste do pezinho é um dos primeiros exames que a criança faz ao nascer, responsável pelo diagnóstico precoce de inúmeras doenças. Sabendo da importância desse teste, alunos do curso de Medicina da UFSJ (Campus Dom Bosco), sob coordenação da professora Marcia Reimol de Andrade, escreveram, em conjunto, cartilha informativa sobre o exame.

Produzido como parte da atividade Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC), as informações foram organizadas por Giovanna Almeida Vital, Giulia Ferreira Mattar Abdo, Isadora Rover de Carvalho, Luísa Werneck Grillo, Mardoché Kikana Mubidila, Thales Bajur Alves Miranda e Thayrine Meirelles Castro, estudantes do quarto período do curso (na foto, com a enfermeira Pauliana Almeida Resende).

De acordo com Marcia Reimol, a iniciativa partiu dos próprios alunos. “No grupo que coordenei, no Núcleo Materno Infantil e na ESF da Colônia do Marçal, eles perceberam que havia doenças pouco conhecidas, tidas como raras que, muitas vezes, precisavam de suporte em ambulatório de referência. Pensamos em fazer alguma orientação por escrito, eu sugeri que fosse em formato de cartilha, que trouxesse informação rápida e precisa”, explica.

A cartilha traz informações pontuais sobre o exame, como o período e locais em que deve ser realizado. Também relaciona algumas doenças que identifica: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de Biotinidase, entre outras.

Gratuito e preventivo
O teste do pezinho é um exame gratuito, que deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. A professora afirma a necessidade da realização do procedimento. “O teste do pezinho é importante demais, porque detecta algumas doenças que são determinadas geneticamente e que, se não tratadas precocemente, podem levar a alterações do desenvolvimento da criança. Um exemplo é o hipertireoidismo congênito, que pode levar a déficit cognitivo e atraso de desenvolvimento”, esclarece Marcia.

Inicialmente, as cartilhas serão distribuídas em algumas unidades básicas de São João del-Rei: a Estratégia Saúde da Família (ESF) da Cohab, do Bonfim, da Colônia e no Núcleo Materno Infantil. Além disso, o material também estará disponível on-line, no site do Departamento de Medicina da UFSJ.

Marcia Reimol ainda reforça a contribuição dos estudantes nas Unidades Básicas de Saúde. “Todo semestre, um grupo de alunos vai para as unidades e, sob orientação, retorna para os usuários alguma coisa em troca do aprendizado que recebem, o que não deixa de ser uma atividade extensionista”, declara a coordenadora.

Maria Eduarda Carvalho
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom