Concurso de Presépios: conheça os vencedores da 16ª edição

Publicada em 01/02/2022

Um dos eventos mais tradicionais da UFSJ, o Concurso de Presépios divulgou os vencedores de sua 16ª edição. Realizado desde 2006 pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), o certame veio para incentivar a tradição artístico-religiosa de artesãos locais, tanto da região das Vertentes, quanto naquelas em estão os campi da UFSJ, contemplando Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas.

O edital é publicado anualmente, e os presépios inscritos ficam à mostra no Centro Cultural da UFSJ, em São João del-Rei; entretanto, no cenário pandêmico, o Concurso se reinventou: migrou, pelo segundo ano consecutivo, para plataforma digital, adotando exposição e votação popular em modo virtual. E se engana quem pensa que a modalidade remota inviabilizou a tradição – ao todo, foram quase seis mil votos, o que demonstra um engajamento on-line significativo.

São duas as categorias para se concorrer: Presépio Tradicional e Presépio Não Tradicional, em que os três primeiros colocados de cada uma levam prêmio em dinheiro. Nessa edição, os vencedores da Tradicional foram Manoel Reis Silva, Frederico Azevedo Alvim Assis e Geny Auxiliadora da Silva Santos (foto). Os não tradicionais premiados foram obra de Rodrigo Willian Tomaz, Yure Mendes Machado e Thiago Seráfico Soares.

A categoria Tradicional exige que os artesãos representem figuras usuais nos presépios, como o Menino Jesus, a Virgem Maria, São José, os Três Reis Magos, anjos, pastores, animais e estrela guia. Os não tradicionais abrem espaço para que os artistas retratem suas escolhas.

Seja a representação clássica ou não, o concurso valoriza o artesanato regional, não apenas pela gratificação financeira, mas também pela visibilidade que proporciona a artistas e artesãos, que têm a oportunidade de expor suas obras numa vitrine cultural consolidada, ao mesmo tempo em que fomenta a utilização de materiais e matérias-primas recicláveis. Os presépios premiados podem ser vistos no Instagram do Centro Cultural da UFSJ.

Gabriella Canuto
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom