NTinf conquista crescimento em indicadores avaliados pelo TCU

Publicada em 11/02/2022 - Fonte: ASCOM

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) melhorou seu desempenho nos dois indicadores avaliados anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O iGovTI, que avalia a capacidade de governança, passou de 15% para 34%, e o iGestTI, que avalia a capacidade de gestão de tecnologia da informação, subiu de 27% para 28,5%.

O diretor do Núcleo, Rodrigo de Carvalho Santos, atribui o resultado positivo ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. “O bom desempenho da UFSJ reflete a maturidade alcançada pela instituição na área de tecnologia, mostrando que as ações implementadas estão no caminho certo. Nosso intuito é colocar a Universidade no patamar das instituições de ensino de maior porte, que já possuem ações de gestão consolidadas na área de tecnologia, além de galgar novos espaços e alcançar novos níveis de maturidade.”

O crescimento de mais de 100% na pontuação do iGovTI está relacionado à criação, em 2018, do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da UFSJ (CGTI). Vinculado à Reitoria, o órgão conta com representantes de todos os segmentos da instituição, que debatem e deliberam sobre políticas gerais que envolvem as TIC’s na Universidade. Todas as ações são desenvolvidas visando trazer maior eficiência, estruturação da governança de tecnologias da informação e alinhamento das ações da área com os objetivos da UFSJ.

O segundo indicador, o iGestTI, teve uma ascensão de 1,5%, em relação ao levantamento anterior, mas já trouxe motivos para o NTinf comemorar. De acordo com Rodrigo Carvalho, as principais ações avaliadas nesse quesito foram implementadas em 2021, o que permite prever um crescimento dos índices na pesquisa deste ano. “No ano passado, o Núcleo lançou seu novo portal, promoveu o gerenciamento de seus processos, implantou o Serviço de Atendimento ao Cliente, entre outras iniciativas que irão repercutir positivamente no próximo levantamento do TCU.”

Rodrigo explica ainda que os dados gerados pelo TCU contribuem para que a organização identifique possíveis gargalos existentes que, ao serem tratados, podem representar um ganho de qualidade no futuro.

TCU com foco na governança
Os levantamentos do TCU visam identificar a situação da governança no setor público e estimular a adoção de boas práticas que objetivem melhorar o desempenho das organizações para a geração de valor. A partir de 2017, o órgão unificou quatro levantamentos de governança realizados com foco nas organizações públicas e tornou o levantamento anual, público e parte integrante do processo de prestação de contas anuais. Em 2021, 378 organizações públicas participaram da pesquisa que, além da UFSJ, contou com a colaboração da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Senado Federal e Câmara dos Deputados, além de diversas universidades.

Trabalho contínuo
O NTinf vem trabalhando em novas ações para aprimorar ainda mais os serviços prestados à comunidade acadêmica. Para 2022, o núcleo prevê a implantação do Gerenciamento de Mudanças, que irá mapear e listar os procedimentos adotados na realização de diversas atividades, com intuito de organizar a rotina de processos. O controle dos ativos do parque tecnológico da UFSJ também está sendo estabelecido e permitirá um acompanhamento detalhado dos equipamentos da Universidade. O NTinf atua também para institucionalizar uma Equipe de Prevenção e Tratamento de Incidentes Cibernéticos e a Política de Segurança da Informação da UFSJ.