Nota de Repúdio da Reitoria da UFSJ e em defesa da autonomia universitária

Publicada em 21/02/2022 - Fonte: ASCOM

A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) vem tornar público o seu repúdio às invasões criminosas de bancas avaliativas de nossos alunos de pós-graduação e de ataques aos orientadores por vândalos externos à nossa comunidade.

A UFSJ defenderá sua autonomia constitucional na garantia da liberdade científica e de expressão frente a quaisquer tentativas de cerceá-las ou intimidá-las.

A UFSJ procurará os meios legais para a apuração e criminalização dos responsáveis por esses atentados ao serviço público que prestamos na defesa das Ciências e das Artes.

A nossa comunidade não pode conviver com a intolerância e ameaças à liberdade de criação e de pensar, que sempre caracterizaram o trabalho universitário, desde sua fundação em diferentes partes do mundo.

A UFSJ se compromete, também, a auxiliar nossos programas de pós-graduações no uso de plataformas e procedimentos que possam ser mais seguros para a divulgação, ao público em geral, do conhecimento que produzimos.

A UFSJ não se intimidará em defender o acesso público ao Saber Científico, que é um direito de todo cidadão e nosso compromisso primeiro.