Conversando Agroecologia está de volta em 2022

Publicada em 22/02/2022

Sentiu saudades do Conversando Agroecologia Online? O Grupo Guayi convida para o primeiro encontro de 2022, que acontecerá nesta terça, 22, às 19h30, debatendo a importância do Cerrado e de sua preservação, nesta sala.

Falar sobre “Cerrado em pé” significa falar sobre o impacto desse tipo de vegetação e o quanto sua depredação pode ser prejudicial em termos ambientais e financeiros. Para tratar desse tema, o Guayi convidou Christiane Carvalho Uchoa, membro do Núcleo Pequi, formado por organizações que trabalham com o manejo sustentável do Cerrado. A mediação será feita por Lucas Fernandes Lopes, aluno de Engenharia Agronômica da UFSJ.

Economia solidária
O último Conversando pautou, ano passado, a economia solidária, a partir das considerações dos pesquisadores Cristiane Betanho, do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da Federal de Uberlândia, e Daniel Calbino, da UFSJ Sete Lagoas, criador do Programa Cestas nas Hortas.

Foram discutidas questões como o poder dos trabalhadores sobre o processo de produção e a distribuição de valor gerada pelo trabalho coletivo; a introdução e organização dos agricultores e agricultoras nos conceitos da agroecologia; os efeitos do capitalismo na produção; e a realidade da economia solidária no Brasil. O professor Daniel apresentou diversas conceituações, de diferentes autores, para o conceito economia solidária, levando ao público a perspectiva e a esperança de uma sociedade mais justa, a partir de uma maior dedicação a essa luta. A professora Cristiane reforçou o argumento, ao destacar que a mudança, nesse cenário de desigualdades, depende de todos. “A sociabilidade depende das nossas escolhas e das escolhas que a gente faz no dia a dia. Economia é a ciência das escolhas”, afirmou.

Tem interesse nos temas trazidos pelo CVT Guayi? Contribua aqui com sugestões. E não deixe de conferir os encontros anteriores do Grupo, disponibilizados em seu canal do YouTube.

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom