Mulheres pesquisadoras do CCO são destaque no 11 de fevereiro

Publicada em 25/02/2022

Na sexta, 11, foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Para marcar a data, a TV Integração, afiliada da Rede Globo em Divinópolis (MG), exibiu, no MGTV, reportagem da jornalista Aline Fonseca, que retrata o fascínio feminino pela pesquisa científica e o trabalho cotidiano de duas pesquisadoras do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), Danielle Romano e Amanda Luísa da Fonseca.

Em seu depoimento, Danielle Romano, docente da Farmácia, fala de seu interesse pela Ciência desde pequena, do encanto com a Iniciação Científica, durante o período na graduação em que foi bolsista. Dessa época, vem a lembrança de que a participação em projetos de Ciência na Universidade aqueceu sua vocação. O amor pela docência é também destacado por Danielle, cujas pesquisas atuais buscam novos fármacos para pessoas acometidas pela covid-19.

Amanda Luisa da Fonseca, pós-doutoranda em Ciências Farmacêuticas e que, aos 35 anos, já possui quatro pós-doutoramentos nessa área, foi outro destaque da matéria do MGTV. Ela ressaltou o papel dos excelentes professores que a conduziram desde pequena pelos caminhos do conhecimento e da investigação científica. Amanda chegou a passar 22 horas seguidas dentro de um laboratório, o que dá a medida de seu envolvimento profissional com a paixão por pesquisar: ela nunca pretende parar de estudar.

A estudante divinopolitana, Dália Cortez, 12 anos, caminha no sentido desse sentimento. Destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia, a jovem cientista declara, ao final da reportagem, que sonha em ser bióloga.