Restaurantes universitários retornam em março: confira cronograma

Publicada em 04/03/2022

Com o retorno gradual às atividades presenciais concluído hoje, 3 de março, e o começo das aulas programado para o dia 21 de março, voltam a funcionar, também, os restaurantes universitários. Confira o cronograma de previsão de retorno de cada restaurante:

Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis: 7 de março
Campus Santo Antônio (CSA), em São João del-Rei: 14 de março
Campus Sete Lagoas (CSL), em Sete Lagoas: 21 de março
Campus Dom Bosco (CDB), em São João del-Rei: 21 de março
Campus Tancredo Neves (CTAN), em São João del-Rei: 21 de março
Campus Alto Paraopeba (CAP), em Ouro Branco/Congonhas: 21 de março

As datas diferentes se devem aos esforços para que os RUs pudessem reabrir o mais rápido possível, dentro das condições legais e situações específicas de cada restaurante. No caso do CCO, foi possível negociar com a nova empresa para que iniciasse suas atividades no dia 7, assim como no CSA para o dia 14. Já no Dom Bosco, a previsão é que a nova empresa inicie no dia 21, pois foi necessário dar andamento a um novo processo de contratação – no final do ano passado, a empresa anterior, mesmo depois de manifestar expressamente interesse na reativação do contrato, não cumpriu as exigências legais, sendo necessária a preparação de nova licitação, no decorrer do mês de fevereiro deste ano.

Caso haja necessidade de mudança de data do início de funcionamento de qualquer RU, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) informará à comunidade acadêmica.

Ações integradas
Durante a pandemia e o Ensino Remoto Emergencial, os contratos com os restaurantes universitários foram suspensos, por não haver público que demandasse a manutenção do funcionamento. Antes mesmo da aprovação do calendário acadêmico do ano de 2022 e da alteração do Plano de Retorno Gradual, a Proae iniciou ações para possibilitar a volta dos restaurantes universitários.

Para viabilizar a abertura dos RUs, num primeiro momento a Proae contatou todas as empresas que prestam esse serviço, comunicando do retorno das atividades presenciais e solicitando manifestação quanto ao interesse em reativar os contratos existentes. A partir das respostas das empresas, foi dado andamento à reativação dos contratos do CAP e do CDB, a abertura de processo para contratação de nova empresa para CCO, CSL, CTAN e CSA, e a rescisão contratual com as empresas anteriores, cujos contratos estavam suspensos. De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janice Carvalho, as novas licitações apresentaram uma realidade bastante difícil para o orçamento da UFSJ, já que o valor unitário de uma refeição no RU praticamente dobrou de preço.

Os procedimentos demandaram tempo e dedicação do Setor de Alimentação e Moradia e demais setores da Proae, além de profissionais e setores de outras pró-reitorias, em especial nas áreas de contratos, compras e licitações.

Mais informações sobre os RUs e outros programas de assistência estudantil neste link.