UFSJ garante apoio para Conferência Municipal de Saúde

Publicada em 14/03/2022

O reitor Marcelo Andrade garantiu o apoio da UFSJ para a realização da Conferência Municipal de Saúde, que acontece em 12 de abril, em São João del-Rei. O dirigente se reuniu nesta segunda-feira, 14, com representantes do Conselho Municipal de Saúde: o presidente, José Raimundo Dias; a procuradora da Prefeitura, Ana Regina Tavares, a estudante de Medicina, Natália Resende, e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janice Carvalho.

A UFSJ vai viabilizar a estrutura física para a reunião presencial, dentro das normas de segurança para prevenção da covid-19. Além disso, o reitor informou que a Universidade pode garantir a transmissão on-line da Conferência, para que o maior número de pessoas possa acompanhar.

Neste ano, o assunto do encontro é a saúde mental e o serviço oferecido pelo SUS no município. Os membros do Conselho Municipal de Saúde querem garantir que os usuários sejam ouvidos e que sejam retiradas sugestões para a implementação de políticas públicas para o setor. Segundo José Raimundo, São João del-Rei hoje atende a 18 cidades da região nesse setor.

A estudante de Medicina da UFSJ, Natália Resende, chamou atenção para o fato de que é necessário saber como os alunos da UFSJ têm acesso, como e se utilizam o sistema público de atendimento à saúde mental. Ela ressaltou que, nas pré-conferências, puderam constatar que, em muitos postos de saúde, não existe um profissional especializado na área. O reitor enfatizou a importância desse diagnóstico, principalmente nesse momento do retorno gradual às aulas presenciais, uma vez que a pandemia trouxe e ainda traz muitos efeitos à saúde da comunidade universitária.

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Institucionais e Corporativas