Congresso multidisciplinar no CCO vai até sexta, 18

Publicada em 14/03/2022

Começa nesta segunda, 14, o II Congresso Multidisciplinar de Análises Clínicas e Toxicológicas (II Comact), no Campus Centro-Oeste Dona Lindu da UFSJ (CCO), em Divinópolis, MG. O evento acontece em formato on-line, com transmissão pela plataforma Even3.

O II Comact trará discussões a respeito do atual cenário das análises clínicas e toxicológicas nas inúmeras áreas da Saúde, por meio de palestras e mesas-redondas. As inscrições ainda podem ser realizadas, neste link, com taxa no valor de R$ 12. Até a última sexta, 11, havia mais de 500 inscritos.

O Congresso é coordenado pelas professoras Farah Maria Drumond Chequer Baldoni (UFSJ) e Leilismara Sousa Nogueira, da Federal de Alfenas (Unifal). Também fazem parte da organização dez ligas acadêmicas de vários estados brasileiros, sendo uma delas a Liga Acadêmica de Análises Clínicas e Toxicológicas (LAACT), da UFSJ. “As ligas organizadoras compõem cada diretoria do evento, fazendo com que tudo seja organizado em equipe e da melhor maneira possível”, esclarece.

Em entrevista, a professora fala sobre o II Congresso Multidisciplinar de Análises Clínicas e Toxicológicas:

Quais são os objetivos do II Comact?
O II Congresso tem como objetivo engrandecer a área das Análises Clínicas e Toxicológicas, por meio da promoção do diálogo e troca de saberes entre profissionais da área da saúde, reunindo em nossa organização Ligas Acadêmicas do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, a fim de proporcionar o intercâmbio de experiências e conhecimentos desenvolvidos em diferentes instituições acerca de um mesmo tema: Análises Clínicas e Toxicológicas na Prática, que pauta o Comact.

Quantos trabalhos foram submetidos? Quais temáticas foram abordadas?
As temáticas são: Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Toxicologia e Virologia. Alcançamos um total de 132 submissões. Os resumos aprovados serão publicados no Brazilian Journal of Health and Pharmacy.

Quem estará participando dessa edição do Congresso?
O nosso corpo de palestrante contará com a presença de profissionais da saúde renomados e de grande relevância no meio científico, vale listar:
1) No dia 14, destinado à Hematologia e Imunologia, vamos receber os professores Araceli Aparecida Hastreiter, Eliseu Soares de Oliveira Rocha e José Eduardo Levi;
2) No dia 15, vamos falar sobre Microbiologia e Parasitologia, com os professores Magna Cristina, Flávio de Queiroz Teles e Gilberto Fontes;
3) No dia 16, o assunto é Virologia e Bioquímica, com os professores Ana Paula Andreolla, Varley Dias Souza e Mauren Isfer Angheben;
4) No dia 17, o debate será sobre Toxicologia, com a participação de Gisela de Aragão Umbuzeiro, Lusânia Maria Greggi Antunes e Ralph Gruppi Thomé;
5) No dia 18, contaremos com peritos que farão parte da mesa-redonda de encerramento do evento: Gabriella Nóbrega, Pablo Marinho, Lílian Barbosa e Hemerso Bertassoni.

Qual é a importância de discutir essas temáticas, principalmente em um cenário de pandemia?
A informação de qualidade sobre todo contexto relacionado à saúde é de grande relevância, principalmente no momento vivenciado, em que muitas fake news têm circulado em todo o mundo. Haverá palestras sobre métodos diagnósticos da covid-19 e sobre como a vacina chega até à população, demonstrando como o papel da Ciência no combate ao novo coronavírus: para salvar vidas.

O que o evento pode agregar à comunidade acadêmica da UFSJ?
O II Comact possibilitará reunir pesquisadores renomados e interessados em diversos âmbitos do saber, para discutir várias questões científicas, além de proporcionar ao acadêmico vivenciar a prática dentro do contexto das Análises Clínicas e Toxicológicas. Esta troca de experiência e de conhecimento contribui grandemente para a formação do aluno. E todos os resumos aprovados serão publicados na revista científica do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG): Brazilian Journal of Health and Pharmacy, o que contribui para a divulgação dos trabalhos de nossos acadêmicos.

Acompanhe o II Comact no Instagram.

Maria Eduarda Carvalho
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom