Concluída a nova subestação de energia do CTAN

Publicada em 17/03/2022

A nova subestação de energia do Campus Tancredo de Almeida Neves da UFSJ (CTAN), ativada no final de fevereiro, permite a conexão a uma rede mais nova da Cemig, o que proporcionará a diminuição no número e no tempo de interrupções de energia no Campus. A finalização foi possível devido ao trabalho da Divisão de Projetos e Obras (DPROB) e da Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre), durante os quase cinco anos necessários para a conclusão.

De acordo com a pró-reitora de Administração, Fernanda Resende, essa é mais uma conquista para a UFSJ, que, entre outras vantagens, irá evitar os transtornos gerados anteriormente, como a interrupção das aulas. “Ao eliminar essa instabilidade da rede, estamos dando condições de trabalho a todos”, afirma.

Para Fábio Chaves, prefeito de Campus, essa obra possibilita infra-estrutura necessária para atender à demanda dos cursos instalados no CTAN, abastecendo o Campus com a energia necessária para a alimentação das redes elétricas dos prédios existentes e das futuras ampliações”, de acordo com as normas da Cemig, o que traz mais conforto e comodidade para os usuários, além de atendimento eficiente e de qualidade.

A história da nova subestação
O engenheiro eletricista da UFSJ, Caio Eduardo Silva, foi quem elaborou e cuidou da aprovação do projeto junto à Cemig. Ele conta que a intenção era minimizar o número de interrupções no fornecimento de energia elétrica no CTAN, que vinha sendo discutido desde a gestão anterior.

A ideia foi ter a nova subestação ligada à rodovia, com uma rede mais nova, e benefícios como facilidade de acesso das equipes de manutenção da concessionária de energia, e um tempo de interrupção menor do fornecimento. “O tempo de resposta da Cemig será otimizado. O sistema de proteção foi adequado ao número e potência total dos transformadores existentes na Universidade”, explica Caio. “Antes, eram 280kW e agora são 350kW de demanda contratada. É a máxima potência instantânea que podemos consumir dentro do Campus. Com base no crescimento da UFSJ, solicitamos esse aumento para ficarmos mais confortáveis em relação às novas cargas que foram acrescentadas nos últimos tempos” , acrescenta.

A licitação aconteceu no final de 2017 e a obra, de competência da UFSJ, foi finalizada no final de 2018. Ainda em 2018, foi assinado o Orçamento/Acordo da Cemig, para que fossem realizadas obras em sua rede, de modo a viabilizar a conexão da subestação nova.

A execução da obra por parte da Cemig foi finalizada em novembro de 2019. Foi instalado um religador, ou seja, um equipamento inteligente, com programação para solucionar curtos circuitos momentâneos de forma rápida, sem que se precise de um profissional no local. “Essa tentativa é feita três vezes. Assim, pequenos problemas não vão nos deixar sem energia por grandes intervalos de tempo”, ressalta o engenheiro.