Volta às aulas: aprenda a usar o Minha UFSJ

Publicada em 22/03/2022

Minha UFSJ é o sistema oficial para o acesso às informações acadêmicas dos discentes, por meio do Sistema de Controle Acadêmico (Contac). Acessando o portal, é possível acompanhar as atualizações sobre as inscrições semestrais, notas e frequência em aulas, além de realizar a solicitação eletrônica de documentos.

Para entrar no sistema, é preciso que o estudante faça login com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a senha (também o número do CPF) e, em seguida, clicar na opção Contac. Na página inicial, você encontrará informações como número da matrícula, nome do aluno, o curso e o atual currículo em vigência.

Inscrição periódica
A primeira opção disponível no menu principal é a inscrição periódica. É possível acessar as datas das inscrições semestrais, assim como realizar a aplicação nas disciplinas e acompanhar o resultado de cada etapa. Nessa aba, o discente também pode fazer a exclusão de unidades curriculares.

Consultas acadêmicas
Nessa sessão, o aluno tem acesso ao calendário escolar anual e aos horários das aulas, além do Coeficiente de Rendimento (CR), disponível na aba Classificação.

Na parte do Diário Eletrônico, o discente consegue conferir as notas e a quantidade de faltas em cada disciplina. Pode também acessar o histórico escolar, o extrato do histórico e o atestado de matrícula (com e sem previsão de conclusão).

Ainda nas consultas acadêmicas, o estudante pode realizar alguns requerimentos eletrônicos, como: alteração de cadastro, apostilamento de diploma, atestado de conclusão de curso, atestado de frequência às aulas, cancelamento de matrícula, carteirinha unificada (estudantil, biblioteca e RU), colação de grau, declaração, dispensa e equivalência de unidades curriculares, aproveitamento de estudos, expedição e registro de diploma, histórico escolar, histórico escolar para fins de transferência, manutenção de vínculo, mobilidade estudantil, prorrogação do prazo de integralização, recurso contra desvinculação, recurso revisão, trancamento de matrícula e tratamento especial. Algumas opções, indicadas no portal, necessitam do pagamento de taxas.

Processos seletivos de vagas residuais
A última sessão do menu principal é destinada aos processos seletivos de vagas residuais, na qual o discente pode realizar a alteração de vínculo ou reopção. Clicando na aba, é possível acessar o edital do processo seletivo, inscrição e confirmação de interesse.

As vagas residuais são aquelas resultantes do cancelamento do vínculo estudantil com a Universidade, exceto quando o aluno alcança o tempo máximo de integralização do curso. Essas vagas são preenchidas por meio do processo seletivo de reocupação de vagas, realizados semestralmente.

Maria Eduarda Carvalho
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom