Acolhida promove campanha de doação de sangue

Publicada em 22/03/2022

Desde esta terça, 22, a campanha Sou Calouro Sangue Bom, iniciativa que faz parte das ações de Acolhida aos Calouros na UFSJ, está no ar. O Programa Sangue Bom, coordenado pela professora Maria Cristina Silva (Dcnat), tem como objetivo destacar a importância da doação de sangue e incentivar a ação entre comunidade acadêmica e novos estudantes. Os calouros, convocados para a primeira caravana de doações do ano, têm até o dia 30 para se inscreverem nessa ação solidária, por meio deste formulário.

A campanha vai estar aberta durante todo o primeiro semestre letivo deste ano. Os 20 primeiros inscritos poderão participar da Caravana até o Hemominas, nos dias 5 e 6 de abril. O aluno também pode agendar a sua doação no site do Hemominas ou pelo aplicativo MG App Cidadão. Nesse caso, o estudante pode tirar uma foto da sua ação e enviar, até o final do período, para o Setor de Apoio Acadêmico (Seaca), via Instagram (@souufsj) ou e-mail: seaca@ufsj.edu.br.

Alguns critérios precisam ser considerados para a doação de sangue. É preciso ter entre 16 a 69 anos; menores de 18 anos precisam apresentar autorização assinada pelo responsável. É necessário apresentar um documento com foto no dia da doação. Também é importante pesar mais de 50 kg e não estar em jejum. As demais condições estão descritas no formulário e na página do Hemominas.

Os participantes da Campanha Sou Calouro Sangue Bom ainda concorrem ao sorteio de brindes. O resultado será divulgado no Sou UFSJ. Faça parte dessa iniciativa, como a Isabela, do curso de Medicina!

Maria Eduarda Carvalho
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom