As mais novas universidades federais se filiam à Andifes

Publicada em 22/03/2022 - Fonte: ASCOM

A Andifes recebeu quatro novas universidades federais como filiadas durante a 184ª Reunião do Conselho Pleno, realizada em formato híbrido na quinta-feira, 17.

O presidente da Andifes, reitor Marcus David (UFJF), falou sobre a enorme alegria em receber as novas universidades. “Sentimo-nos orgulhosos por receber as novas e importantes universidades. Cada uma cumpre um papel fundamental no desenvolvimento de suas regiões, capilariza e fortalece o nosso sistema. Muito nos alegra ver a expansão do sistema brasileiro de universidades federais. Aproveito essa ocasião para destacar que a Andifes está sempre com as portas abertas para todas as universidades federais e para aquelas que ainda vierem a ser criadas. Apresentar as demandas e as virtudes de todas as nossas universidades para a sociedade e governos é uma das missões da Andifes e, em especial, auxiliar na consolidação das instituições mais novas. Nosso compromisso é com o ensino superior público, gratuito, inclusivo e de qualidade”, celebrou.

Representadas por seus respectivos reitores e reitoras, passam a compor a Andifes a Universidade Federal de Catalão (UFCat), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

A filiação das novas universidades passou por um processo, iniciado com a participação dos reitores nas reuniões do Conselho Pleno da Andifes e dos respectivos pró-reitores e técnicos nos colégios e fóruns assessores da Andifes, além de várias conversas para adequação de procedimentos formais estabelecidos pelo regimento da associação, como a aprovação do estatuto próprio em cada uma das universidades.

A reitora Roselma Lucchese (UFCat) destacou que a filiação à Andifes foi uma decisão coletiva e que passou pelo Conselho Superior da Universidade. “É com orgulho e satisfação que vivenciamos esse momento de entrada oficial na Andifes. É um momento histórico para a nossa universidade, porque estamos aqui representando o desejo da nossa comunidade acadêmica. Estar aqui hoje foi pauta do Conselho Superior, com aprovação e desejo unânimes da comunidade universitária de que estivéssemos na reunião do Conselho Pleno como membros efetivos da Andifes”, afirmou.

O reitor Alexandro Marinho de Oliveira (UFDPar), que também esteve presencialmente na reunião, afirmou que o desejo da comunidade acadêmica é que a UFDPar se una à luta pela valorização da educação pública brasileira. “Nós já temos visto a força que tem a união dos senhores reitores e reitoras e queremos nos somar a essa força em prol das nossas instituições e dos nossos estudantes que irão precisar, mais do que nunca, de toda a assistência social possível nesse retorno presencial, depois de toda a dificuldade dos primeiros anos de pandemia”, detalhou.

Segundo o reitor Airon Aparecido de Melo (Ufape), a filiação à Andifes atendeu a um anseio da comunidade acadêmica manifestado desde a criação da universidade. “Agradeço por podermos representar nossa universidade neste pleno, pois era o desejo da nossa comunidade que tivéssemos voz e voto na Andifes”, garantiu.

A reitora Analy Castilho Polizel de Souza (UFR) também participou da reunião do Conselho Pleno da Andifes. Ela manifestou o interesse da UFR em se incorporar plenamente ao coletivo das universidades federais representado pela Andifes.

Os pedidos de filiação dessas novas universidades foram aprovados por unanimidade das universidades presentes na reunião. Com as novas filiações, a Andifes passa a ser composta por 69 universidades federais brasileiras.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Andifes