Capes concede bolsas para doutorado-sanduíche no exterior

Publicada em 23/03/2022

A Capes divulgou o Edital nº 10/2022 do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche (PDSE), que concede 1.400 bolsas de estudo no exterior. As instituições de Ensino Superior têm até 31 de março para selecionar os candidatos ao Programa, que tem duração entre seis e dez meses.

Podem participar do PDSE pesquisadores regularmente matriculados em curso de doutorado no Brasil e que não possuam título de doutor. O candidato, ainda, deve: ter sido aprovado no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado; comprovar proficiência em língua estrangeira; e não acumular a bolsa com benefícios para a mesma finalidade de outras agências de fomento. Após completar os estudos, o bolsista deverá retornar ao Brasil para defesa da tese.

Os selecionados se inscrevem entre 4 e 25 de abril na página do PDSE, anexando a documentação exigida, e as pró-reitorias de Pós-Graduação (ou equivalentes) terão de 2 a 13 de maio, até às 17h, para homologar as candidaturas. Os benefícios concedidos pelas bolsas incluem auxílio deslocamento, auxílio instalação, auxílio seguro-saúde, mensalidade e adicional localidade, quando for o caso.

O resultado final será divulgado a partir de 11 de julho, o início das atividades no exterior programado entre setembro e novembro deste ano. As dúvidas em relação ao edital ou dificuldades técnicas deverão ser enviadas para o e-mail pdse@capes.gov.br, até dois dias antes do final das inscrições.

 

Gabriella Canuto
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom