Encontro virtual debate cineclube e sexualidades

Publicada em 04/04/2022

O cineclube na era do streaming é o nome do evento on-line que o projeto de extensão Cinema, gênero e sexualidades: uma abordagem cineclubista realizou na última terça, 29, com transmissão pelo YouTube, que pode ser assistida aqui.

O evento reuniu representantes dos cineclubes “sediados” em São João del-Rei – Mocambo, Sapatão, Torres e Olhares LGBTQIA+, com mediação do professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Marcelo Rocco. “A ideia é pensarmos conjuntamente os caminhos e as perspectivas do cineclubismo em tempos do “cinema em casa” e do retorno das atividades presenciais após o isolamento social gerado pela pandemia”, adianta o coordenador do projeto de extensão, professor da UFSJ Frederico Bustamante (Deace).

Cinema, gênero e sexualidades
O projeto surgiu em 2013 e foi desenvolvido, em sua primeira versão presencial, até 2014. Naquele momento, com sede no Centro Cultural UFSJ, em São João del-Rei, foram exibidos e debatidos 23 longa-metragens, um curta e uma peça de teatro. Coordenado pelo professor da UFSJ, tem a participação da discente e curadora do Deace, Winnie Minucci. A principal ação do projeto, o Cineclube Olhares LGBTQIA+, vem sendo realizado de forma remota desde abril de 2021.

Segundo o professor Frederico Bustamante, os filmes exibidos tratam de temáticas vinculadas às sexualidades não-normativas e às identidades de gênero dissidentes. “Esses filmes foram expressos e discutidos com base nos filmes e no espetáculo produzidos em diferentes estilos, épocas e nacionalidades. Já na atual versão, trabalhamos somente com curtas-metragens contemporâneos, disponíveis na internet, dentre documentários e filmes de ficção, mas com o mesmo mote de discussão presente na primeira versão”, explica o coordenador.