Cogitare 2022 analisa o intercâmbio de saberes na Enfermagem

Publicada em 04/04/2022

A V Reunião Internacional de História e Pensamento em Enfermagem, mais conhecida como Cogitare 2022, vai reunir, virtualmente, de 19 a 21 de abril, pesquisadores e profissionais de várias áreas, de diversos países. A professora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), Elen Soraia de Menezes Cabral, integra o Comitê Científico do evento.

O Cogitare 2022 é uma promoção da Fundação Index, da Espanha, que este ano traz como tema central O intercâmbio de cuidados entre culturas. Segundo a coordenação, o objetivo é analisar o intercâmbio entre saberes sobre o cuidado da saúde, produzido como consequência do encontro entre culturas, a partir de olhares mais amplos – que vão desde as viagens exploratórias até os processos coloniais – ou os associados à diversidade cultural, que coexistem em diferentes territórios.

Trabalhos
Os trabalhos inscritos devem representar pesquisas originais, que não tenham sido apresentadas nem publicadas por outros meios, nas modalidades “Comunicação /temática”, focada nos intercâmbios entre saberes e cuidados de saúde ao longo da história, e “Comunicação livre”, abordando qualquer aspecto sobre história e pensamento da Enfermagem, assim como sobre cultura e sociedade, das instituições de saúde, em qualquer período histórico.

“Internacional, on-line e gratuito”
Coordenadora do Núcleo de Estudos e Memória da Enfermagem e Saúde do Centro-Oeste Mineiro (Nemescom), a professora Elen Menezes destaca que o Cogitare 2022 é um evento “internacional, on-line e gratuito”, que agrega as diversas visões sobre o tema do cuidado em Enfermagem ao longo do tempo. “É um evento não exclusivo dessa área: o Cogitare recebe também pesquisadores de outras áreas, como Artes e Arquitetura, que tenham trabalhos relacionados à Saúde”, informa. “Os pesquisadores da UFSJ podem também propor mesas-redondas; os trabalhos selecionados terão seus resumos publicados como artigos curtos (notas prévias) na revista especializada Temperamentvm”, completa.

Sobre sua expectativa em relação à reunião, Elen explica que o evento deve realçar discussões em torno do cuidado em Enfermagem, que vai muito além dos curativos e da assistência direta ao paciente. “No Brasil, por exemplo, por causa da cultura, os procedimentos e abordagens mudam em cada região do país. O Cogitare tem esse mérito, de conhecer e discutir a cultura dos cuidados.”

Mais informações sobre o evento, neste link, ou pelo e-mail da professora Elen.