UFSJ terá pós em Segurança em Sistemas Computacionais

Publicada em 04/04/2022

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou, em fevereiro, a implantação na UFSJ da especialização em Segurança em Sistemas Computacionais. A nova pós-graduação lato sensu será coordenada pelo professor Sérgio de Oliveira, do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação, Automação, Telemática e Humanidades (DTECH), Campus Alto Paraopeba.

A nova pós-graduação será totalmente on-line e destinada a profissionais da área de Tecnologia da Informação, com formação em Computação e Informática ou Telecomunicações, ou que tenham experiência e interesse na área. “Esperamos profissionais que atuam diretamente na área de Tecnologia da Informação das empresas e que precisam se capacitar ou se atualizar na área de Segurança de Sistemas ou, também, profissionais que estejam buscando colocação nessa área, que demanda sempre profissionais muito qualificados” , explica o coordenador.

Teoria e prática
O curso está estruturado em aulas teóricas e práticas, sempre virtuais. As aulas teóricas, segundo o professor Sérgio, serão compostas de vídeos, livros-textos, apostilas, programas de estudos, com acompanhamento do professor por fóruns de discussões, e encontros síncronos por videoconferência, aproveitando a experiência obtida durante o período remoto. Já as aulas práticas serão compostas de roteiros de práticas, que serão executadas em sistemas “em nuvem”, com acompanhamento dos docentes responsáveis, incluindo demonstrações durante momentos síncronos de videoconferência.

As disciplinas serão oferecidas de forma modular, e podem durar de duas a seis semanas. “O aluno cursará, no máximo, duas disciplinas ao mesmo tempo, de forma que terá um foco mais direcionado a determinado conteúdo”, completa o coordenador.

Alta demanda
Para o professor Sérgio, o objetivo maior do curso é capacitar, a nível de pós-graduação, profissionais para atuarem especificamente na área de Segurança de Computadores, Cibersegurança ou Segurança de Sistemas ou de Tecnologia da Informação. “O mercado tem alta demanda desse profissional, especialmente pós-pandemia, visto que as empresas precisam digitalizar seus serviços e acessos, e as soluções de segurança devem estar sempre presentes para evitar fraudes nesse processo”, explica. O edital de seleção deverá ser publicado neste mês.