Professor da UFSJ lança terceira tradução das Lições de Kant

Publicada em 06/04/2022

Bruno Cunha, docente do Departamento das Filosofias e Métodos da UFSJ (DFIME), lançou sua terceira tradução comentada das obras de Immanuel Kant. Até então inédito em língua portuguesa, Lições de Metafísica foi publicado pela Editora Vozes e está disponível neste link. Com a obra, o pesquisador encerra seu compromisso com as Lições do filósofo, sobre as quais foram produzidas também as traduções de Lições de Ética, finalista do Prêmio Jabuti 2019, e Lições sobre a Doutrina Filosófica da Religião
 
O professor explica que as Lições são compostas por uma série de anotações de alunos feitas durante as aulas de Kant, sendo um material que auxilia o entendimento do pensamento do filósofo. “A tradução comentada busca fazer um paralelo entre a obra e as Lições de Kant, trazendo um material adicional de 700 notas de rodapé, que promovem um conjunto de reflexões que ajudam a compreender a obra e a formação dos conceitos”, detalha. O texto também inclui um estudo introdutório de 70 páginas, que situa o leitor sobre o sentido das Lições e a importância da interpretação delas para compreensão do pensamento kantiano. 
 
Segundo Bruno, as Lições traduzidas contribuem para uma investigação da obra e apontam para uma reflexão sobre a realidade. “O conteúdo presente no livro mostra a importância da razão para o contexto atual e para o pensamento de hoje, diante dos quais é fundamental ser capaz de pensar criticamente sobre os fatos.”
 
Foram cinco anos dedicados à tradução da obra de Kant. “Com este último lançamento, concluo minhas contribuições às Lições kantianas e espero que possam auxiliar os estudos de muitas pessoas.”
 
Outros trabalhos
O trabalho do professor Bruno Cunha com a obra de Immanuel Kant vai além das Lições. Em 2017, Cunha publicou o livro A gênese da Ética de Kant e, em 2020, foi lançada a tradução do clássico texto do filósofo À paz perpétua, também disponível pela Editora Vozes.