UFSJ sediou curso sobre a fabricação de compósitos

Publicada em 07/04/2022

A UFSJ sediou Workshop sobre o procedimento de fabricação de compósitos laminados por meio da infusão, utilizando a técnica de Moldagem por Transferência de Resina ou no inglês Resin Transfer Moulding (RTM). Realizado entre 22 e 24 de março, o encontro aconteceu no laboratório de polímeros do Centro de Inovação e Tecnologia em Compósitos (CITeC) da Universidade. Estiveram presentes cerca de 20 participantes, sendo professores, técnicos administrativos e alunos dos programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) e Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat). 
 
O curso foi ministrado pela Airtech, empresa com experiência na produção de compósitos que são materiais criados a partir da união de outros compostos para obtenção de produtos de maior qualidade. O representante brasileiro da Airtech, Carlos Sepinho, e o consultor português da empresa, David da Silva, foram os responsáveis por passar o conteúdo. Durante o minicurso, os participantes tiveram a oportunidade de produzir quatro tipos de materiais compósitos, sendo dois reforçados com fibras de vidro e dois com fibras de Kevlar, folha sintética leve e altamente resistente utilizada, por exemplo, para confecção de coletes a prova de balas. 
 
Segundo o professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção (DEMEP), Túlio Hallak Panzera, esta experiência pode trazer parcerias importantes para a Universidade. “A Airtech tem enorme interesse em disseminar a empresa no mercado Brasileiro e conta com a colaboração de universidades e centros de pesquisa que realizam pesquisas na área de materiais compósitos. Neste sentido, tal parceria poderá fortalecer a infraestrutura da UFSJ nesta área do conhecimento, impulsionando novas pesquisas e a formação de recursos humanos qualificados para este mercado de trabalho em particular, que vem crescendo substancialmente em todo mundo”, esclarece. 
 
O docente ainda destaca a presença do engenheiro e consultor português da empresa, David da Silva. “Além das instruções técnicas trazidas pelo minicurso, o profissional compartilhou com os alunos sua rica experiência na área de compósitos, ressaltando os erros e acertos. Estar ao lado de uma pessoa com tanta bagagem nesta área de conhecimento é realmente um privilégio e muito enriquecedor”, acrescenta.
 
6th Brazilian Conference on Composite Materials (BCCM)
 
Acontece, entre os dias 14 e 18 de agosto, o 6th Brazilian Conference on Composite Materials (BCCM), evento realizado pela UFSJ, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O congresso irá discutir os atuais progressos e obstáculos dos materiais compósitos no Brasil e no mundo. A conferência ocorrerá no Santíssimo Resort, em Tiradentes. 
 
Os interessados em submeter os seus trabalhos têm até o dia 30 de abril, por meio do link. “Até o momento já recebemos mais de 200 resumos de diversas partes do mundo”, comenta Túlio Panzera.
 
Para mais informações, acesse o site do evento.